Índice do Artigo

vitória

Nintendo processa supermercado da Costa Rica e perde

Nintendo perde processo e supermercado Súper Mario mantém nome após decisão do Registro Nacional da Costa Rica

Super Mario Odyssey
Créditos: Divulgação/Nintendo

A Nintendo perdeu um processo judicial contra o supermercado Súper Mario, na Costa Rica, após tentar impedir o uso do nome, alegando violação de marca registrada. O Registro Nacional do país analisou o caso e decidiu a favor do estabelecimento, permitindo que a empresa continue operando com a mesma identidade.

O supermercado surgiu há anos e registrou oficialmente a marca em 2013, na categoria de venda de mantimentos. No ano passado, durante o processo de renovação do registro, a Nintendo contestou a renovação, argumentando que o nome coincidia com sua famosa franquia de jogos eletrônicos e pertencia à empresa globalmente.

Os responsáveis pelo supermercado afirmam que a Nintendo registrou o nome Super Mario em diversas categorias, como videogames, roupas, brinquedos e artigos escolares. No entanto, a empresa não incluiu a venda de alimentos, o que levou o Registro Nacional a favorecer o supermercado na decisão final.

Foto: Reprodução/Facebook

“Vencemos uma marca internacional reconhecida de videogames em um processo de registro de marca na Costa Rica. Como nos tornamos mais conhecidos nas redes sociais, a multinacional reagiu e alegou que o nome Super Mario pertence a eles”, afirmou o representante do mercado nas redes sociais.

Leia mais

Brecha permitiu vitória de supermercado contra Nintendo

Dessa forma, a defesa do supermercado argumentou que, apesar da ampla proteção da marca Super Mario em várias categorias, a Nintendo não incluiu a venda de mantimentos. Assim, essa lacuna jurídica permitiu que o Registro Nacional rejeitasse o pedido da empresa.

“Eles registraram várias categorias, como videogames, roupas, artigos de coleção, brinquedos, material escolar, decorações, etc. Mas não a venda de mantimentos, e por isso o Registro Nacional decidiu a nosso favor”, explicou a administração do supermercado.

A Nintendo costuma proteger rigorosamente as propriedades intelectuais e frequentemente combate o uso não autorizado de seus personagens e marcas. No entanto, a empresa não conseguiu impedir que o supermercado costarriquenho mantivesse o nome.

Fonte: Eurogamer

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções