
A Nintendo pode ser a vítima mais recente do grupo de hackers conhecido como Crimson Collective. Pessoas alegando fazer parte da organização estão circulando uma captura de tela, supostamente mostrando a lista de arquivos obtidos da casa do Mario. A empresa, no entanto, não se pronunciou ainda sobre o assunto.
A informação vem da conta Hackmanac, especializada em segurança digital. Em seu post, podemos ver uma captura de tela com os supostos arquivos internos da Nintendo. Pelos nomes, parecem pertinentes somente à empresa, e não às informações privativas de seus usuários.

A diferença é importante porque a lei do Japão requer que invasões do tipo envolvendo informações de usuários sejam publicamente divulgadas. Se o hack for verdadeiro e envolver apenas arquivos internos da Nintendo, a empresa não é obrigada a se pronunciar – e provavelmente não o fará.
Hackers do Crimson Collective são conhecidos por táticas de extorsão
Se de fato estamos vendo um hack do grupo Crimson Collective, especula-se que eles estão pressionando a Nintendo a pagar um “resgate” em troca de não divulgar os arquivos. É isso que o grupo fez quando hackeou a Red Hat, roubando 570GB de seus dados privados.
Leia mais:
- Hackers atacam software da Microsoft e dezenas de empresas ficam expostas
- Hackers invadem PCs de jogadores de Call of Duty: World War II no Game Pass
- Most Wanted Teen Hacker: série documental sobre jovem que hackeou a PSN
A Red Hat optou por não negociar e recorrer às autoridades para denunciar o grupo, que ficou famoso depois de seu hack bem sucedido.
Dessa forma, provavelmente só teremos uma confirmação do hack ser verdadeiro ou não se a Nintendo optar por não pagar e os arquivos acabarem sendo divulgados.
Jogos em oferta:
Ataque contra a Nintendo relembra hacks famosos nos games
A indústria dos games não é estranha a ataques hacker como a invasão que a Nintendo supostamente sofreu nesta semana. Na memória recente tivemos grandes vazamentos vindos de empresas que tiveram seus dados roubados por agentes mal intencionados.

The Witcher 3 e Cyberpunk 2077, entre outros jogos, tiveram seus códigos fonte vazados depois de um hack contra a CD Projekt Red em 2021. Dois anos depois, em 2023, foram duas grandes invasões, uma contra a Rockstar e outra contra a Insomniac Games. No caso da Insomniac foi vazado até um trailer inicial para Wolverine, que só teve a revelação oficial de seu gameplay recentemente.
Via: Tom’s Hardware
*A venda dos produtos indicados nesta página pode gerar comissão para o Adrenaline.
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções