Índice do Artigo

Realidade vermelha

Nintendo revive o Virtual Boy como acessório para Switch e Switch 2 com jogos clássicos no Switch Online

Relembre a biblioteca do Virtual Boy, agora jogável no Switch com acessório dedicado. Veja como funciona e quando estará disponível.

Nintendo revive o Virtual Boy como acessório para Switch e Switch 2 com jogos clássicos no Switch Online
Créditos: Divulgação/Nintendo

Depois de mais de três décadas, a Nintendo decidiu resgatar um dos capítulos mais controversos de sua história: o Virtual Boy, lançado originalmente em 1995 e considerado um dos maiores fracassos comerciais da empresa.

Agora, a marca japonesa prepara o retorno do aparelho em uma nova forma, como acessório para Nintendo Switch e Switch 2, permitindo acesso a jogos clássicos por meio do serviço Nintendo Switch Online + Pacote de Expansão.

O lançamento está previsto para 17 de fevereiro de 2026, data em que os assinantes poderão adquirir o acessório em duas versões: uma réplica em plástico no formato do console original por US$ 99,99 e uma alternativa em papelão por US$ 24,99.

Em reais, sem considerar taxas e impostos, estamos falando respectivamente em cerca de R$ 535 para a réplica e R$ 160 na de papelão.

O que foi o Virtual Boy?

O Virtual Boy foi lançado em 1995 e ficou conhecido como a primeira tentativa da Nintendo de levar a experiência de realidade virtual aos consoles domésticos. O aparelho trazia um visor monocromático em tons de vermelho e preto, que projetava imagens em 3D estereoscópico usando duas telas internas.

Apesar da proposta inovadora, o dispositivo enfrentou diversos problemas. O catálogo de jogos foi pequeno, com apenas 22 títulos oficiais lançados em todo o mundo, sendo 14 deles disponíveis na América do Norte. Além disso, críticas sobre desconforto visual, limitações técnicas e preço elevado prejudicaram sua recepção.

O produto foi descontinuado em menos de um ano, tornando-se um dos maiores fracassos da empresa, mas também um item cult para colecionadores e entusiastas de hardware.

Linha do tempo do Virtual Boy

AnoMarco histórico
1994Nintendo apresenta o projeto em desenvolvimento sob codinome “VR32”.
1995 (julho)Lançamento no Japão por cerca de ¥15.000 (cerca de R$ 510 reais).
1995 (agosto)Chega aos Estados Unidos por US$ 179,95 junto com jogos como Mario’s Tennis.
1996 (início do ano)Vendas muito abaixo do esperado; console chega a ser liquidado por menos de US$ 50 em algumas lojas.
1996 (meados)Produção oficialmente encerrada após cerca de 770 mil unidades vendidas.
2010–2020Comunidade de fãs mantém o legado com emuladores e mods, incluindo versões em cores.
2025Nintendo anuncia retorno do Virtual Boy como acessório para Switch e Switch 2, com suporte oficial no Switch Online.
2026 (fevereiro)Lançamento do novo acessório e início da disponibilização da biblioteca clássica no serviço online.

Como funciona o novo Virtual Boy?

O acessório é necessário obrigatoriamente para jogar os títulos antigos que foram introduzidos novamente. O usuário deve inserir o Switch ou Switch 2 dentro do suporte, com os Joy-Con removidos, e posicionar o rosto no visor.

Dessa forma, os jogos serão exibidos em uma tela dividida com lentes que simulam a experiência tridimensional do display monocromático em vermelho que marcou o produto dos anos 1990.

Divulgação/Nintendo

Segundo a Nintendo, não será possível rodar esses jogos sem o acessório dedicado. Além disso, a empresa confirmou que será necessário utilizar Joy-Con ou Joy-Con 2, sem planos de relançar o peculiar controle de dois direcionais do Virtual Boy.

Ofertas do dia:

Biblioteca de jogos clássicos

O plano é disponibilizar gradualmente os 14 jogos oficiais lançados na América do Norte para o Virtual Boy. Entre eles estão títulos como Mario’s Tennis, Galactic Pinball, Teleroboxer e o cultuado Virtual Boy Wario Land.

Divulgação/Nintendo

A estratégia também abre caminho para que obras raras e caras do catálogo, como Jack Bros. e Virtual Bowling, finalmente cheguem de forma acessível ao público. Hoje, cartuchos originais desses jogos podem ultrapassar milhares de dólares em leilões e coleções.

Biblioteca oficial do Virtual Boy

JogoAnoRegiãoObservações
Mario’s Tennis1995EUA / JapãoUm dos títulos de lançamento, destaque inicial do console
Galactic Pinball1995EUA / JapãoSimulação de pinball em estilo espacial
Teleroboxer1995EUA / JapãoLuta com robôs em primeira pessoa
Red Alarm1995EUA / JapãoJogo de nave em wireframe 3D
Mario Clash1995EUA / JapãoPrimeira tentativa de Mario em 3D, inspirado no arcade clássico
Golf1995EUA / JapãoEsporte com foco em profundidade 3D
Virtual League Baseball1995EUA / JapãoBaseball com visão estereoscópica
Panic Bomber1995EUA / JapãoPuzzle com personagens da série Bomberman
Vertical Force1995EUA / JapãoShooter vertical com naves espaciais
Waterworld1995EUABaseado no filme de mesmo nome, exclusivo da região
Virtual Boy Wario Land1995EUA / JapãoConsiderado o melhor jogo do sistema
Nester’s Funky Bowling1996EUAÚltimo título lançado no mercado americano
3-D Tetris1996EUAVersão tridimensional do clássico puzzle
Jack Bros.1995EUA / JapãoRPG de ação da Atlus, raro e valioso hoje

Um retorno carregado de simbolismo

Durante o anúncio, a Nintendo ressaltou que o projeto tem forte apelo histórico. O Virtual Boy vendeu menos de 800 mil unidades em todo o mundo e acabou sendo descontinuado em menos de um ano. Mesmo assim, tornou-se um exemplo clássico da filosofia de Gunpei Yokoi, designer responsável por sucessos como o Game Boy.

Queremos dar aos jogadores a chance de experimentar esse catálogo de uma forma autêntica, mas adaptada ao hardware atual

Yoshiaki Koizumi, produtor da Nintendo, durante a apresentação oficial.

Leia também:

Entre nostalgia e estratégia comercial

A volta do Virtual Boy lembra a iniciativa do Nintendo Labo VR, lançado de maneira experimental em 2019, que também utilizava lentes em um suporte de papelão para inserir o Switch. A diferença é que, desta vez, há uma clara ênfase na nostalgia e na recriação fiel da estética original.

Ainda não se sabe se a versão em plástico será vendida em quantidades limitadas, mas há expectativa de que o modelo em papelão tenha produção maior para atender à demanda.

De todo modo, a iniciativa marca um reconhecimento tardio, mas significativo, de um console que ficou de fora de relançamentos anteriores, como o Virtual Console do Nintendo 3DS.

Fonte: Nintendo (YouTube)

*A venda dos produtos indicados nesta página pode gerar comissão para o Adrenaline.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções