
Depois de mais de três décadas, a Nintendo decidiu resgatar um dos capítulos mais controversos de sua história: o Virtual Boy, lançado originalmente em 1995 e considerado um dos maiores fracassos comerciais da empresa.
Agora, a marca japonesa prepara o retorno do aparelho em uma nova forma, como acessório para Nintendo Switch e Switch 2, permitindo acesso a jogos clássicos por meio do serviço Nintendo Switch Online + Pacote de Expansão.
O lançamento está previsto para 17 de fevereiro de 2026, data em que os assinantes poderão adquirir o acessório em duas versões: uma réplica em plástico no formato do console original por US$ 99,99 e uma alternativa em papelão por US$ 24,99.
Em reais, sem considerar taxas e impostos, estamos falando respectivamente em cerca de R$ 535 para a réplica e R$ 160 na de papelão.
O que foi o Virtual Boy?
O Virtual Boy foi lançado em 1995 e ficou conhecido como a primeira tentativa da Nintendo de levar a experiência de realidade virtual aos consoles domésticos. O aparelho trazia um visor monocromático em tons de vermelho e preto, que projetava imagens em 3D estereoscópico usando duas telas internas.
Apesar da proposta inovadora, o dispositivo enfrentou diversos problemas. O catálogo de jogos foi pequeno, com apenas 22 títulos oficiais lançados em todo o mundo, sendo 14 deles disponíveis na América do Norte. Além disso, críticas sobre desconforto visual, limitações técnicas e preço elevado prejudicaram sua recepção.
O produto foi descontinuado em menos de um ano, tornando-se um dos maiores fracassos da empresa, mas também um item cult para colecionadores e entusiastas de hardware.
Linha do tempo do Virtual Boy
| Ano | Marco histórico |
|---|---|
| 1994 | Nintendo apresenta o projeto em desenvolvimento sob codinome “VR32”. |
| 1995 (julho) | Lançamento no Japão por cerca de ¥15.000 (cerca de R$ 510 reais). |
| 1995 (agosto) | Chega aos Estados Unidos por US$ 179,95 junto com jogos como Mario’s Tennis. |
| 1996 (início do ano) | Vendas muito abaixo do esperado; console chega a ser liquidado por menos de US$ 50 em algumas lojas. |
| 1996 (meados) | Produção oficialmente encerrada após cerca de 770 mil unidades vendidas. |
| 2010–2020 | Comunidade de fãs mantém o legado com emuladores e mods, incluindo versões em cores. |
| 2025 | Nintendo anuncia retorno do Virtual Boy como acessório para Switch e Switch 2, com suporte oficial no Switch Online. |
| 2026 (fevereiro) | Lançamento do novo acessório e início da disponibilização da biblioteca clássica no serviço online. |
Como funciona o novo Virtual Boy?
O acessório é necessário obrigatoriamente para jogar os títulos antigos que foram introduzidos novamente. O usuário deve inserir o Switch ou Switch 2 dentro do suporte, com os Joy-Con removidos, e posicionar o rosto no visor.
Dessa forma, os jogos serão exibidos em uma tela dividida com lentes que simulam a experiência tridimensional do display monocromático em vermelho que marcou o produto dos anos 1990.

Segundo a Nintendo, não será possível rodar esses jogos sem o acessório dedicado. Além disso, a empresa confirmou que será necessário utilizar Joy-Con ou Joy-Con 2, sem planos de relançar o peculiar controle de dois direcionais do Virtual Boy.
Ofertas do dia:
- Comprar Nintendo Switch 2 (modelo nacional)
- Link da compra do Controle Nintendo Switch 2 Pro
- Compre Donkey Kong Bananza
Biblioteca de jogos clássicos
O plano é disponibilizar gradualmente os 14 jogos oficiais lançados na América do Norte para o Virtual Boy. Entre eles estão títulos como Mario’s Tennis, Galactic Pinball, Teleroboxer e o cultuado Virtual Boy Wario Land.

A estratégia também abre caminho para que obras raras e caras do catálogo, como Jack Bros. e Virtual Bowling, finalmente cheguem de forma acessível ao público. Hoje, cartuchos originais desses jogos podem ultrapassar milhares de dólares em leilões e coleções.
Biblioteca oficial do Virtual Boy
| Jogo | Ano | Região | Observações |
|---|---|---|---|
| Mario’s Tennis | 1995 | EUA / Japão | Um dos títulos de lançamento, destaque inicial do console |
| Galactic Pinball | 1995 | EUA / Japão | Simulação de pinball em estilo espacial |
| Teleroboxer | 1995 | EUA / Japão | Luta com robôs em primeira pessoa |
| Red Alarm | 1995 | EUA / Japão | Jogo de nave em wireframe 3D |
| Mario Clash | 1995 | EUA / Japão | Primeira tentativa de Mario em 3D, inspirado no arcade clássico |
| Golf | 1995 | EUA / Japão | Esporte com foco em profundidade 3D |
| Virtual League Baseball | 1995 | EUA / Japão | Baseball com visão estereoscópica |
| Panic Bomber | 1995 | EUA / Japão | Puzzle com personagens da série Bomberman |
| Vertical Force | 1995 | EUA / Japão | Shooter vertical com naves espaciais |
| Waterworld | 1995 | EUA | Baseado no filme de mesmo nome, exclusivo da região |
| Virtual Boy Wario Land | 1995 | EUA / Japão | Considerado o melhor jogo do sistema |
| Nester’s Funky Bowling | 1996 | EUA | Último título lançado no mercado americano |
| 3-D Tetris | 1996 | EUA | Versão tridimensional do clássico puzzle |
| Jack Bros. | 1995 | EUA / Japão | RPG de ação da Atlus, raro e valioso hoje |
Um retorno carregado de simbolismo
Durante o anúncio, a Nintendo ressaltou que o projeto tem forte apelo histórico. O Virtual Boy vendeu menos de 800 mil unidades em todo o mundo e acabou sendo descontinuado em menos de um ano. Mesmo assim, tornou-se um exemplo clássico da filosofia de Gunpei Yokoi, designer responsável por sucessos como o Game Boy.



Queremos dar aos jogadores a chance de experimentar esse catálogo de uma forma autêntica, mas adaptada ao hardware atual
Yoshiaki Koizumi, produtor da Nintendo, durante a apresentação oficial.
Leia também:
- Portátil retrô Atari Gamestation Go entra em pré-venda – confira o preço oficial!
- Nintendo recebe direitos sobre patente que pode mudar o gênero RPG
- PRÉ-VENDA | Pokémon Legends Z-A em mídia física para Switch e Switch 2
Entre nostalgia e estratégia comercial
A volta do Virtual Boy lembra a iniciativa do Nintendo Labo VR, lançado de maneira experimental em 2019, que também utilizava lentes em um suporte de papelão para inserir o Switch. A diferença é que, desta vez, há uma clara ênfase na nostalgia e na recriação fiel da estética original.
Ainda não se sabe se a versão em plástico será vendida em quantidades limitadas, mas há expectativa de que o modelo em papelão tenha produção maior para atender à demanda.
De todo modo, a iniciativa marca um reconhecimento tardio, mas significativo, de um console que ficou de fora de relançamentos anteriores, como o Virtual Console do Nintendo 3DS.
Fonte: Nintendo (YouTube)
*A venda dos produtos indicados nesta página pode gerar comissão para o Adrenaline.
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções