Índice do Artigo

Hemorragia financeira

Valor da Nintendo cai em US$ 14 bilhões devido a preços crescentes de memórias

Nova queda nas ações da Nintendo nesta semana resultou em uma semana de perdas para a empresa

Logo da Nintendo em queda ao lado do Mario
Créditos: Nintendo (editada)

O ritmo acelerado de vendas do Switch 2 não tem sido suficiente para tranquilizar os investidores da Nintendo, que se preocupam com o atual mercado de produção de componentes de hardware – em especial memórias. Isso tem quedas consecutivas de valor nas ações da gigante nipônica, que já perdeu o total de US$ 14 bilhões em valor na bolsa.

O número foi alcançado com a queda mais recente, de 4,7%, que aconteceu ontem. O número marcou o sétimo dia de quedas entre oito da bolsa operando em dezembro. Grande parte do “pé atrás” dos acionistas vem dos preços das memórias que não param de crescer. Há relatos de que os 12GB que a Nintendo encomenda para o Switch 2 teriam aumentado seu preço em 41%.

Nintendo

O número exato no incremento de preço dos módulos DRAM no Switch 2 ainda não foi confirmado, mas algum aumento é quase certo devido à situação atual do mercado. Se os 41% se confirmarem, podemos apostar em um aumento de preço do console para o consumidor acontecendo em breve, o que é parte do que preocupa os acionistas da Nintendo.

Escassez de outros chips pode afetar a Nintendo?

No momento o mercado de memórias é o que mais tem sido afetado pelo apetite de empresas por aceleradores de IA, mas espera-se uma saturação chegando também ao segmento de fabricação de CPUs e GPUs.

Entretanto, processadores para IA usam litografias mais avançadas principalmente, enquanto o Tegra239 que equipa o Switch 2 usa processos mais maduros de fabricação.

Nintendo Switch 2 e Switch
Nintendo

Fabricantes correm para aumentar sua capacidade de produção de chips avançados e podem reverter mais instalações para sua produção, diminuindo o volume de semicondutores disponíveis para produtos como o console da Nintendo.

Leia mais:

Isso termina por afetar o consumidor final, que provavelmente vai não apenas pagar mais caro no Switch 2 em 2026, mas também vai ter que gastar muito mais se quiser comprar um microSD para expandir seu armazenamento.

Fonte: Bloomberg
Via: Insider Gaming

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções