Índice do Artigo

Reviravolta no caso

Patente que a Nintendo usou contra Palworld pode ser invalidada

O UPSTO vai reexaminar alguns dos registros de mecânicas feitos pela Nintendo

Patente que a Nintendo usou contra Palworld pode ser invalidada
Créditos: Divulgação/Pocketpair/The Pokémon Company

Em setembro deste ano, a Nintendo obteve nos Estados Unidos o registro da patente No. 12.403.397, referente a mecânicas de invocações de personagens, que podem lutar contra os outros de forma autônoma. Ela serve como uma das bases mais importantes do processo que ela iniciou contra Palworld, a quem acusa de copiar os jogos da série Pokémon.

No entanto, a maneira como o registro foi concedido pode fazer com que a empresa acabe perdendo essa arma importante. Isso porque todo o procedimento parece ter sido conduzido de forma suspeita, o que despertou a atenção do diretor do Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO).

Patente que a Nintendo usou contra Palworld pode ser invalidada
Imagem: Divulgação/Pocketpair

Segundo o GamesFray, John A. Squires exigiu pessoalmente que a entidade revise a patente concedida à Nintendo e os métodos como o processo aconteceu. Os itens 1, 13, 25 e 26 do registro são os que mais demandam a atenção, porque a empresa não ofereceu evidências de artes anteriores que mostram que ela foi a responsável por criar as mecânicas registradas.

Nintendo tem dois meses para evitar invalidação das patentes

O site também afirma que a reexame do registro pode se mostrar negativo para a Nintendo. Isso porque a Konami também possui registros semelhantes aos feitos por ela, descrevendo tecnologias que permitem que jogadores “realizem batalhas em um modo manual e de uma forma mais simples, e automática”.

No entanto, isso não significa necessariamente que as patentes vão ser revogadas — ao menos não automaticamente. A companhia japonesa tem o prazo de dois meses para enviar novas evidências que deem embasamento a seu pedido. Além disso, outras empresas também podem abrir requisições para provar que criaram antes as ideias que a corporação tenta registrar.

Patente que a Nintendo usou contra Palworld pode ser invalidada
Imagem: Divulgação/Pocketpair

Toda a situação pode se arrastar durante algum tempo, especialmente se a Nintendo decidir iniciar um processo judicial para defender seu registro. Quem deve esperar ansiosamente pelo resultado é a Pocketpair, criadora de Palworld, que pode ter uma grande vitória caso os registros sejam invalidados.

A expectativa é que o caso envolvendo as duas empresas não ganhe novos episódios em 2025, mas volte a receber novidades em 2026. A desenvolvedora independente afirma estar sendo alvo de um caso de assédio judicial e que, graças a ele, foi obrigada a piorar seu jogo através de algumas atualizações.

Fonte: Insider-Gaming

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções