Índice do Artigo

Hardware

123 milhões de GPUs foram vendidas no segundo trimestre; NVIDIA amplia liderança

123 milhões de GPUs foram vendidas no segundo trimestre; NVIDIA amplia liderança
Créditos: Nana Dua no Unsplash

As placas de vídeos estão sendo o hardware mais procurado no mercado nos últimos meses, com as fabricantes tendo dificuldades em suprir a demanda de diversos tipos de consumidores, como jogadores, mineradores e servidores. Mas mesmo com a escassez global de chips a oferta de novas GPUs cresceu substancialmente no segundo trimestre de 2021, com a NVIDIA aumentando ainda mais seu domínio no mercado de desktop, deixando a AMD cada vez mais para trás.

Essas afirmações foram dadas pela empresa Jon Peddie Research, que fez uma análise do mercado das placas de vídeo do trimestre passado, mostrando que as fabricantes estão conseguindo fabricar mais, mas a demanda é tão grande que elas estão sumindo assim que os vendedores anunciam. Nesse período de tempo, o mercado de GPUs vendeu um total de 123 milhões de chips no mundo inteiro, apresentando um um crescimento de 37% em relação ao segundo trimestre de 2020.

O destaque principal desta pesquisa de mercado vai para a Intel, que domina as remessas de todos os tipos de GPUs com uma participação de 68,29% no número de unidades vendidas. Na área geral de placas de vídeo, a AMD vem logo atrás com um total de 16,48% de participação, um pouco mais que a NVIDIA com 15,23%.


Créditos: Reprodução / Jon Peddie Research

Vale a pena ressaltar que os dados anteriores é em relação ao mercado de todos os tipos de GPUs, como iGPUs e dGPUs, quando analisado o mercado de placas gráficas para desktops, a Intel acaba nem competindo com as outras empresas. Atualmente a NVIDIA controla um total de 83% do mercado GPUs domésticas, um aumento em relação ao trimestre anterior, que possuía 81%. A AMD vem atrás mas com sua participação caindo cada vez mais nesse mercado, atualmente a empresa é responsável por 17% das placas vendidas, uma queda considerável se comparado ao segundo trimestre do ano anterior, onde ela possuía uma participação de 20%.

  2º trimestre de 20 T1’21 2º trimestre de 21
AMD 20% 19% 17%
Nvidia 80% 81% 83%
Partes de mercado de remessa de PC dGPU

Créditos: Jon Peddie Research

A escassez mundial de chips é um dos principais influenciadores nesse mercado atualmente, isso porque NVIDIA está conseguindo ter recursos para fabricar suas GPUs da série GeForce RTX série 30, algo que sua concorrente não está tendo tanta sorte. A AMD está sofrendo com a restrição de compra do nó de 7 nm da TSMC, que rapidamente está sendo consumido pelas suas concorrentes.

Mas esse mercado ainda deve esquentar num futuro próximo, isso porque a Intel anunciou que lançará sua própria GPU doméstica da série ARC, que deve chegar ao mercado no primeiro trimestre de 2022.

Via: Jon Peddie Research, Tom’s Hardware, WCCFTech

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções