
O recente vazamento do código-fonte da tecnologia FSR 4, da AMD, abriu caminho para que entusiastas do hardware ativem o recurso em GPUs que não terão suporte oficial. Com isso, AMD FSR 4 chega à Radeon RX 6800 XT, mas existem algumas limitações!
Conforme já veiculado pela mídia nacional e internacional, a comunidade de usuários conseguiu modificar os arquivos vazados para fazer o FSR 4 funcionar em modelos mais antigos, como as GPUs da série Radeon RX 7000 da própria AMD e da série RTX 30 da NVIDIA.
A chave para isso foi a adaptação do código para utilizar a versão INT8 (inteiros de 8 bits) do FSR 4, no lugar da versão FP8 planejada originalmente.
Como as instruções de inteiros de 8 bits são compatíveis com uma gama maior de hardware, placas que não sejam da família RX 9000, baseada na arquitetura RDNA 4, podem executar a tecnologia de upscaling.

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AMD FSR 4 chega à Radeon RX 6800 XT; saiba mais!
Antes de começarmos com mais explicações, segue abaixo a tabela com as etapas para ativar o FSR 4 em GPUs RDNA 2. As informações foram extraídas do Reddit, então, siga por sua conta e risco, caso queira:
Tutorial simplificado para ativar o FSR 4
| Passo | Descrição |
|---|---|
| 1 | Faça o download do FSR SDK 2.0. |
| 2 | Compile a DLL do FSR no modo INT8 (o arquivo pode ser achado pela internet, mas tenham cuidado com a fonte) |
| 3 | Instale o Driver 23.9.1 para GPUs RDNA 2 (versões mais recentes não funcionam). |
| 4 | Navegue até o diretório do FSR SDK 2.0 e copie os três arquivos .dll e jogue na pasta do jogo. |
| 5 | Cole os arquivos compilados (nova DLL) na mesma pasta do jogo, substituindo os arquivos originais. |
| 6 | Inicie o jogo. A ativação do FSR deve fazer com que o jogo execute a versão 4 automaticamente. |
Tutorial completo para ativar o FSR 4
| Passo | Ação | Detalhes e Observações |
|---|---|---|
| 1 | Localize a pasta do jogo | Encontre o diretório no qual o arquivo executável (.exe) do jogo está instalado. Cuidado: use a pasta real do jogo, não o atalho. |
| 2 | Faça backup da DLL original | Procure pela DLL nativa do FSR (ex: amd_fidelityfx_dx12.dll) e renomeie (ex: para amd_fidelityfx_dx12.dll.old). Isso permite reverter para o FSR original depois. |
| 3 | Copie as DLLs do SDK | No SDK baixado, navegue até Kits -> FidelityFX -> Bin. Copie os três arquivos .dll dessa pasta. |
| 4 | Cole e renomeie no diretório do jogo | Cole os três arquivos na pasta do jogo. Renomeie amd_fidelityfx_loader_dx12.dll para amd_fidelityfx_dx12.dll. |
| 5 | Substitua com a DLL compilada | Copie a DLL do FSR 4 que você compilou (modo INT8) para a pasta do jogo. Substitua os arquivos quando solicitado. |
| 6 | Verifique no jogo | Inicie o jogo. Na seção de upscaling, selecione a opção FSR. O jogo pode continuar exibindo “FSR 3.x”, mas, se os passos foram seguidos corretamente, o FSR 4 estará em execução. |
Sucesso em hardware antigo: FSR 4 ativo em placa RDNA 2
O avanço mais significativo comprova que o FSR 4 pode ser executado em hardware RDNA 2. Sendo assim, um usuário de um fórum internacional relatou sucesso ao ativar o FSR 4 em uma placa de vídeo Radeon RX 6800 XT.
Para o teste, foi utilizado o jogo Stellar Blade, que conta com suporte nativo para o FSR 3.
Para conseguir essa conquista técnica, o usuário utilizou uma ferramenta chamada OptiScaler, que permite a injeção de uma DLL modificada no jogo. Com isso, foi possível selecionar a versão 4.0.2 do FSR e utilizar o “Modelo 3” dentro do título.
O resultado foi um ganho perceptível na qualidade visual da imagem quando comparado ao FSR 3, mas com um custo notável para o desempenho (muito maior do que na família RX 9000).

Comparação de desempenho: qualidade visual x queda de FPS
Com o sucesso obtido, os testes realizados pelo usuário na Radeon RX 6800 XT viabilizaram dados concretos sobre o impacto. Com o FSR 3 no modo Qualidade, o jogo manteve uma taxa de frames acima de 110 FPS.
Ao mudar para o modo Qualidade do FSR 4, o desempenho caiu para uma faixa entre 100 e 107 FPS. Essa diferença representa uma redução de desempenho estimada entre 10% e 20%.
Apesar da queda, o usuário destacou que, em situações onde o jogo já roda acima de 100 FPS, a troca pode ser vantajosa devido à superior qualidade de upscaling oferecida pelo FSR 4.

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Por que o desempenho cai mais em GPUs antigas?
A queda de desempenho mais acentuada em placas de vídeo antigas ocorre porque elas não possuem o suporte de hardware nativo para as instruções exigidas pelo FSR 4.
Mesmo nas novas Radeon RX 9000, que contam com o suporte total, é encontrada uma pequena perda de 2% a 4%. Em placas da geração RDNA 3, a queda fica entre 7% e 10%. A arquitetura RDNA 2, porém, é a mais impactada, com a queda de 10% a 20% observada.
A principal razão técnica para isso é a falta das instruções WMMA (Wavefront Matrix Multiply Accumulation).
Sem essas instruções especializadas, as GPUs baseadas em RDNA 2 são forçadas a executar as operações de matriz por meio de métodos alternativos, como o uso de unidades inteiras ou instruções DP4a, que são menos eficientes para essa tarefa específica, resultando no maior impacto no desempenho.
Mas, detalhes técnicos de lado, e aí? O que achou da novidade? Compartilhe as suas experiências nesta publicação e continue acompanhando o Adrenaline!
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