Índice do Artigo

FSR 4 para todos!

AMD FSR 4 chega à Radeon RX 6800 XT com melhor qualidade de imagem, mas até 20% menos desempenho

Veja o tutorial para ativar o AMD FSR 4 em GPUs RDNA 2; confira o passo a passo, requisitos de driver e mais!

AMD FSR 4 chega à Radeon RX 6800 XT com melhor qualidade de imagem, mas até 20% menos desempenho
Créditos: AMD

O recente vazamento do código-fonte da tecnologia FSR 4, da AMD, abriu caminho para que entusiastas do hardware ativem o recurso em GPUs que não terão suporte oficial. Com isso, AMD FSR 4 chega à Radeon RX 6800 XT, mas existem algumas limitações!

Conforme já veiculado pela mídia nacional e internacional, a comunidade de usuários conseguiu modificar os arquivos vazados para fazer o FSR 4 funcionar em modelos mais antigos, como as GPUs da série Radeon RX 7000 da própria AMD e da série RTX 30 da NVIDIA.

A chave para isso foi a adaptação do código para utilizar a versão INT8 (inteiros de 8 bits) do FSR 4, no lugar da versão FP8 planejada originalmente.

Como as instruções de inteiros de 8 bits são compatíveis com uma gama maior de hardware, placas que não sejam da família RX 9000, baseada na arquitetura RDNA 4, podem executar a tecnologia de upscaling.

Ofertas do dia

AMD FSR 4 chega à Radeon RX 6800 XT; saiba mais!

Antes de começarmos com mais explicações, segue abaixo a tabela com as etapas para ativar o FSR 4 em GPUs RDNA 2. As informações foram extraídas do Reddit, então, siga por sua conta e risco, caso queira:

Tutorial simplificado para ativar o FSR 4

PassoDescrição
1Faça o download do FSR SDK 2.0.
2Compile a DLL do FSR no modo INT8 (o arquivo pode ser achado pela internet, mas tenham cuidado com a fonte)
3Instale o Driver 23.9.1 para GPUs RDNA 2 (versões mais recentes não funcionam).
4Navegue até o diretório do FSR SDK 2.0 e copie os três arquivos .dll e jogue na pasta do jogo.
5Cole os arquivos compilados (nova DLL) na mesma pasta do jogo, substituindo os arquivos originais.
6Inicie o jogo. A ativação do FSR deve fazer com que o jogo execute a versão 4 automaticamente.

Tutorial completo para ativar o FSR 4

PassoAçãoDetalhes e Observações
1Localize a pasta do jogoEncontre o diretório no qual o arquivo executável (.exe) do jogo está instalado. Cuidado: use a pasta real do jogo, não o atalho.
2Faça backup da DLL originalProcure pela DLL nativa do FSR (ex: amd_fidelityfx_dx12.dll) e renomeie (ex: para amd_fidelityfx_dx12.dll.old). Isso permite reverter para o FSR original depois.
3Copie as DLLs do SDKNo SDK baixado, navegue até Kits -> FidelityFX -> Bin. Copie os três arquivos .dll dessa pasta.
4Cole e renomeie no diretório do jogoCole os três arquivos na pasta do jogo. Renomeie amd_fidelityfx_loader_dx12.dll para amd_fidelityfx_dx12.dll.
5Substitua com a DLL compiladaCopie a DLL do FSR 4 que você compilou (modo INT8) para a pasta do jogo. Substitua os arquivos quando solicitado.
6Verifique no jogoInicie o jogo. Na seção de upscaling, selecione a opção FSR. O jogo pode continuar exibindo “FSR 3.x”, mas, se os passos foram seguidos corretamente, o FSR 4 estará em execução.

Sucesso em hardware antigo: FSR 4 ativo em placa RDNA 2

O avanço mais significativo comprova que o FSR 4 pode ser executado em hardware RDNA 2. Sendo assim, um usuário de um fórum internacional relatou sucesso ao ativar o FSR 4 em uma placa de vídeo Radeon RX 6800 XT.

Para o teste, foi utilizado o jogo Stellar Blade, que conta com suporte nativo para o FSR 3.

Para conseguir essa conquista técnica, o usuário utilizou uma ferramenta chamada OptiScaler, que permite a injeção de uma DLL modificada no jogo. Com isso, foi possível selecionar a versão 4.0.2 do FSR e utilizar o “Modelo 3” dentro do título.

O resultado foi um ganho perceptível na qualidade visual da imagem quando comparado ao FSR 3, mas com um custo notável para o desempenho (muito maior do que na família RX 9000).

Comparação de desempenho: qualidade visual x queda de FPS

Com o sucesso obtido, os testes realizados pelo usuário na Radeon RX 6800 XT viabilizaram dados concretos sobre o impacto. Com o FSR 3 no modo Qualidade, o jogo manteve uma taxa de frames acima de 110 FPS.

Ao mudar para o modo Qualidade do FSR 4, o desempenho caiu para uma faixa entre 100 e 107 FPS. Essa diferença representa uma redução de desempenho estimada entre 10% e 20%.

Apesar da queda, o usuário destacou que, em situações onde o jogo já roda acima de 100 FPS, a troca pode ser vantajosa devido à superior qualidade de upscaling oferecida pelo FSR 4.

Leia mais

Por que o desempenho cai mais em GPUs antigas?

A queda de desempenho mais acentuada em placas de vídeo antigas ocorre porque elas não possuem o suporte de hardware nativo para as instruções exigidas pelo FSR 4.

Mesmo nas novas Radeon RX 9000, que contam com o suporte total, é encontrada uma pequena perda de 2% a 4%. Em placas da geração RDNA 3, a queda fica entre 7% e 10%. A arquitetura RDNA 2, porém, é a mais impactada, com a queda de 10% a 20% observada.

A principal razão técnica para isso é a falta das instruções WMMA (Wavefront Matrix Multiply Accumulation).

Sem essas instruções especializadas, as GPUs baseadas em RDNA 2 são forçadas a executar as operações de matriz por meio de métodos alternativos, como o uso de unidades inteiras ou instruções DP4a, que são menos eficientes para essa tarefa específica, resultando no maior impacto no desempenho.

Mas, detalhes técnicos de lado, e aí? O que achou da novidade? Compartilhe as suas experiências nesta publicação e continue acompanhando o Adrenaline!

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções