Índice do Artigo

Equilíbrio perfeito

Confira configurações gráficas ideais para otimizar Final Fantasy 16 no PC

Mesmo em placas de vídeo mais poderosas, é um desafio rodar Final Fantasy 16 de forma estável

Final Fantasy 16 otimizado
Créditos: Steam/Reprodução

Final Fantasy 16 foi finalmente lançado para PC e é um dos jogos mais exigentes em relação ao desempenho de placa de vídeo nessa geração. Os especialistas em tecnologia da Digital Foundry, no entanto, avaliaram a versão de PC com a de PlayStation 5 para elaborar especificações otimizadas que equilibram desempenho e qualidade gráfica.

Final Fantasy 16 em sua versão para PC não conta com tantas opções assim de customização gráfica, mas ainda é possível ao menos trocar algumas configurações entre as suas definições baixa, média e alta.

Comparativo entre configurações de “Fidelidade gráfica” mostram um melhor balanço para a configuração do médio(Imagem: Digital Foundry/Reprodução)

Enquanto algumas configurações gráficas têm uma opção do alto com um custo muito alto em desempenho, outras podem ter um custo baixo em desempenho, mas apresentarem grandes diferenças visuais entre a configuração mais baixa e mais alta.

Configurações otimizadas de Final Fantasy 16 no PC comparado às configurações do PlayStation 5 (Imagem: Digital Foundry/Reprodução)

Observando as especificações acima, podemos ver como a escolha para otimização do jogo no PC é bem semelhante à experiência gráfica nos consoles, tanto no modo qualidade quanto no modo desempenho.

A principal diferença visual, então, está na resolução base do jogo para reconstrução da imagem com upscaling, o que no PC pode ser totalmente configurado com tecnologias de alta qualidade, como DLSS 3, FSR 3 e XeSS, enquanto no PlayStation 5 é usado o FSR 1.

Não deixe de usar a escala de resolução dinâmica

Mesmo otimizando o jogo, há momentos em que sua versão de PC invariavelmente vai sofrer algumas quedas ou instabilidades na taxa de quadros, mesmo em sistemas mais fortes.

Isso é um problema da atual versão do jogo no PC, mas pode ser amenizado com o uso da escala de resolução dinâmica. Final Fantasy 16 foi projetado no PlayStation 5 a partir da tecnologia do DRS (Dynamic Resolution Scaling) e ele parece funcionar melhor no PC assim, sem ter um valor de resolução fixo.

Fonte: Eurogamer.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções