Índice do Artigo

Ao menos não diretamente

Mastercard afirma que não colaborou com censura no Steam e na Itch.io

A Mastercard declarou que não fez qualquer pressão sobre o Steam ou a Itch.io para a remoção de conteúdos

Mastercard afirma que não colaborou com censura no Steam e na Itch.io
Créditos: Divulgação/Mastercard

Nas últimas semanas, tanto o Steam quanto a Itch.io foram forçados a remover de seus sistemas jogos adultos considerados “inadequados” por operadoras de pagamentos, que viraram alvo de muitas críticas. Entre elas está a Mastercard, que emitiu um comunicado afirmando não ter responsabilidade pela situação.

Em uma publicação divulgada no X, a companhia afirmou que “não avaliou nenhum game ou exigiu restrições de nenhuma atividade de sites de criadores de games e plataformas, ao contrário dos relatos da mídia e de alegações”. Ela também disse que seus processos “seguem as regras da lei” e não vai permitir que itens ilegais sejam vendidos por sua rede.

Na prática, a Mastercard não afirma que não está ligado com os casos do Steam e Itch.io que estão sendo considerados como censura por vários usuários. A empresa simplesmente declarou que não foi além de seus protocolos comuns no que diz respeito ao bloqueio de pagamentos — que funcionam com termos que permitem diversas interpretações.

Steam afirma que não conseguiu falar diretamente com a Mastercard

Em um comunicado enviado ao Kotaku, a Valve, dona do Steam, afirmou que tentou contatos diretos com a Mastercard, mas não teve sucesso. Segundo a empresa, foram intermediários que trabalham com a bandeira de pagamento que expressaram suas críticas a alguns dos conteúdos presentes na loja.

Mastercard afirma que não colaborou com censura no Steam e na Itch.io
Foto: Divulgação/Steam

A Mastercard se comunica com processadores de pagamentos e seus bancos. As processadoras de pagamentos comunicaram isso com a Valve, e respondemos destacando nossas políticas desde 2018, de tentar distribuir games cuja distribuição é legal. As provedoras de pagamento rejeitaram isso, e citaram especificamente a regra 5.12.7 da Mastercard e os riscos a sua marca”, esclareceu a empresa.

Segundo a regra, a bandeira pode bloquear por “discrição própria” conteúdos que sejam considerados ilegais ou que “possam machucar a boa-fé” da corporação. Ela também determina que a empresa pode escolher o que considera conteúdos “que não têm valor artístico sério”.

Regras da Mastercard preveem punições duras

Essas categorias incluem “imagens de comportamento sexual não consensual, exploração sexual de um menor, mutilação não consensual de uma pessoa ou parte de um corpo, e bestialidade”. Além disso, “qualquer outro material que a Corporação julgue inaceitável para vender em conexão com um Marco” também pode ter bloqueadas quaisquer transações relacionadas a ele.

Mastercard afirma que não colaborou com censura no Steam e na Itch.io
Foto: Divulgação/Itch.io

Caso uma empresa que use a bandeira ou um meio de pagamento que depende dela viola essas regras, as punições são severas. Elas incluem desde multas, auditorias sobre transações feitas e até mesmo a decisão de cessar totalmente o oferecimento de qualquer tipo de serviço.

Assim, tanto o Steam quanto a Itch.io decidiram ceder aos pedidos de remoção, já que isso poderia colocar em risco todos os seus negócios. Em resposta, a plataforma independente está procurando por novas soluções de pagamentos, enquanto o GOG iniciou uma campanha que visa preservar jogos que são considerados “controversos”.

Fonte: Kotaku

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções