
Antes do lançamento da versão 1.0 de Escape from Tarkov em 15 de novembro, a Battlestate Games já havia alertado sobre a dificuldade extrema de completar a nova campanha do jogo. Porém, poucos imaginaram que o nível de dificuldade fosse tão alto.
Segundo a próprio empresa, a dificuldade implacável e os longos desafios do modo história, adicionados com a versão 1.0, levariam até mesmo os jogadores mais talentosos ao limite. E os números mais recentes indicam que eles não estavam exagerando.
Em uma publicação recente nas redes sociais, a Battlestate Games revelou que um milhão de cópias do jogo foram vendidas desde 15 de novembro, além dos milhões já adquiridos antes do lançamento da versão 1.0.
Eles também compartilharam que apenas 500 PMCs (Private Mercenaries) conseguiram completar o jogo, representando uma minoria muitíssimo pequena dos jogadores. Ou seja, tudo sugere que Escape from Tarkov é o jogo mais difícil já criado.
Notícias Relacionadas:
- Sucker Punch, de Ghost of Yotei, se despede de co-fundador que liderou o estúdio por 27 anos
- Forza Motorsport encerrou suas atualizações, confirma Microsoft
- Steam lança retrospectiva oficial de 2025; veja como fazer a sua
Números em escala

Considerando os 500 PMCs que conseguiram chegar ao final de Escape from Tarkov desde que um milhão de cópias foram vendidas após o lançamento, chega-se a 0,5% dos jogadores.
Porém, assumindo que pelo menos cinco vezes mais cópias foram vendidas antes do lançamento, isso significa que menos de 0,1% dos jogadores completaram o jogo. As estimativas são da Inside Gaming, com números aproximados já que a Battlestate Games nunca foi muito transparente com os dados.
Para se ter uma comparação, 4,9% dos jogadores de Dark Souls III completaram todos as conquistas da Steam. E trata-se de uma franquia lembrada pela sua dificuldade, além de ser uma conquista que exige mais que completar a campanha uma vez.

Também é importante ressaltar que a campanha Escape from Tarkov está disponível há apenas um mês. Nesse período, a ideia de completá-la esteve ao alcance de pouquíssimas pessoas, e jogadores casuais provavelmente levarão meses tentando vencê-la.
Em 1º de dezembro, a Battlestate Games revelou que Tigz, um streamer, foi a primeira pessoa no mundo a completar Escape from Tarkov, e nos dias seguintes, mais 500 jogadores conseguiram alcançar esse feito. É esperado que mais pessoas alcancem o final da campanha, mas os números são bem abaixo que outros títulos.
Agora, em uma nova publicação nas redes sociais, a equipe divulgou mais números, além de comemorar um milhão de vendas após o lançamento e disponibilizar um novo código promocional (ONEMILLIONPLUS) para todos os jogadores.
Números podem ser menores

Escape from Tarkov sempre foi considerado um dos jogos mais difíceis já criados. Tanto que há piadas sobre isso, além das críticas e dos entusiastas. Trata-se de uma experiência que desafia jogadores, oferecendo um ciclo de jogo brutal que exige que eles carreguem suas armas, participem de uma incursão e, com sorte, saiam vivos.
A qualquer momento, uma única bala bem colocada pode acabar com tudo, destruindo o progresso e o equipamento do jogador.

Não há mapas, marcadores, linhas de guia ou mecânicas que facilitem o jogo. O que explica porque apenas 500 jogadores no mundo conseguiram completá-lo até hoje.
As estimativas são de 0,1%, mas os números devem ser bem menores. Escape from Tarkov esteve no mercado por quase uma década em versões alfa e beta, e isso considerando que vendeu apenas cinco milhões de cópias nesse período.
Fonte: Battlestate Games e Inside Gaming.
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções