"

Como são as coisas...

Painkiller poderia ter sido um dos primeiros jogos da Steam, mas criador não botou fé

Fundador da People Can Fly conta a história de como esnobou a Steam em seus primeiros anos

Imagem de Painkiller com logo da Steam
Créditos: Prime Matter e Valve (editada)

Painkiller é um dos clássicos FPS que são emblemáticos do PC. Ao mesmo tempo que não tem a mesma popularidade de um DOOM, o game desenvolvido pela People Can Fly certamente tem um bom número de fãs e é reconhecido na plataforma. Até por isso, o primeiro jogo da série poderia ter sido um dos títulos de estreia da Steam, mas seu criador não viu vantagem na época, e a conversa não foi adiante.

Quem conta a anedota é o próprio Adrian Chmielarz, fundador da People Can Fly, conversando com o pessoal da PCGamesN. Segundo ele mesmo, essa é a primeira vez que o desenvolvedor comenta sobre o assunto.

Fonte: Prime Matter

“Hoje em dia, uma loja online é uma coisa muita óbvia. Mas eu lembro de receber um e-mail do Gabe (Newell), não me lembro quando, mas foi antes da Steam lançar”, conta Chmielarz. “Eles disse: ‘ei, pessoal! Estamos lançando essa loja bem pequena e queremos alguns jogos lá, e somos fãs de Painkiller. O que acham? Querem se envolver?’ E eu fui tipo, ‘ééé´, não sei…”

Já rindo da situação, o fundador do estúdio continua. “Imagine isso: nós tínhamos a oportunidade de ser um dos primeiríssimos jogos (da Steam), mas nós não tínhamos os direitos para Painkiller, então isso não era uma questão de qualquer jeito. Mas eu lembro que minha reação genuína foi tipo ‘haha’. Eu estava muito hesitante!”

Para criador de Painkiller, jogos como Clair Obscur existem por causa da Steam

Obviamente, não demorou muito tempo para Chmielarz ver a importância da Steam, e Painkiller: Black Edition estreou por lá em 2007. Curiosamente, o game se encontra em promoção no momento em que escrevemos este post, saindo por apenas R$ 10.

O criador da People Can Fly vai além, e comenta também sobre como a loja da Valve possibilitou a criação de jogos com mais liberdade, resultando em grandes títulos como Clair Obscur, por exemplo.

Fonte: Kepler Interactive

Leia mais:

“Muitos desenvolvedores perceberam que não precisam mais lidar com certas coisas. Eu posso realmente fazer o jogo que eu quero fazer. Não é tão fácil, você ainda precisa de dinheiro para fazer jogos, mas quando você pega um pouco das suas economias ou se você consegue investidores que não ficam interferindo muito no seu trabalho, então boom! Você consegue coisas como Expedition 33 acontecendo.”

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções
Sair da versão mobile