Índice do Artigo

Medidas drásticas

Riot exige update de BIOS para jogar Valorant depois de descobrir bug que permite trapaças

Falha em placas de diversas marcas pode ser explorada por cheaters avançados de Valorant

Imagem de Valorant
Créditos: Riot

A Riot descobriu e divulgou uma vulnerabilidade em placas-mãe de diversas marcas que pode ser explorada por trapaceiros avançados para burlar o anti-cheat de Valorant. Por isso, a empresa agora exige que seus jogadores atualizem os BIOS de suas placas para poderem jogar.

A falha em questão diz respeito a um recurso chamado Input-Output Memory Management Unit (IOMMU), que serve para restringir o acesso direto de componentes de hardware à memória RAM (DMA). De maneira resumida, o IOMMU confirma a autenticidade de periféricos antes de permitir acesso direto à memória.

Sistema anti-cheat de Valorant
Fonte: Riot

O bug encontrado pela Riot faz com que o IOMMU não inicie completamente quando o computador é ligado, mas o BIOS ainda indica que a proteção ao DMA está ativa – informação usada pelo anti-cheat de Valorant para verificar a integridade do sistema.

A empresa diz que placas de muitas marcas são afetadas, como ASUS, Gigabyte, MSI e ASRock. Por isso ela já trabalhou com essas companhias para a correção da falha, e a maioria delas disponibilizou um update de BIOS, que passou a ser uma exigência para jogar Valorant.

Riot se preocupa com trapaceiros dedicados em Valorant

O uso de cheats por meio de dispositivos DMA é um dos mais avançados possíveis, e em muitos casos sai bem caro. Ou seja, não são muitos trapaceiros que poderiam estar aproveitando essa falha, e provavelmente são pessoas que jogam em partidas valendo dinheiro para compensar o empenho e investimento.

Valorant

Para poder impedir a trapaça desses poucos dedicados, milhares de jogadores de Valorant terão que atualizar o BIOS de suas placas, algo que assusta grande parte dos usuários mais leigos. Esse tipo de update está longe de ser tão complexo como já foi no passado, mas ainda não é tão comum para a maioria.

Leia mais:

“Updates de BIOS não são exatamente tão empolgantes como olhar para os números de banimentos, mas esse é um passo necessário em nossa corrida contra cheats de hardware”, declarou a Riot sobre o assunto.

Via: Tom’s Hardware

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções