
Ainda hoje (quarta-feira, 21) a Digital Foundry publicou seu mais novo vídeo realizando uma análise técnica completa de Final Fantasy XVI para o PlayStation 5. A análise passa extensivamente por vários aspectos do jogo que é um dos mais bem polidos no lançamento esse ano, mas ainda tem alguns problemas, especialmente no modo performance. Confira:
O vídeo é um dos mais extensos do canal dentre os de análise técnica, com um total de pouco mais de 35 minutos de duração. No entanto, a análise é bem extensiva e passa por qualidade dos personagens e cutscenes, qualidade dos ambientes, performance e resolução do jogo e também todo o trabalho de áudio, mais especificamente para as músicas.
Dentre todas essas avaliações, vale destacar que os desenvolvedores não divulgaram muitos detalhes sobre as tecnologias e técnicas usadas, mas John Linneman destacou bastante a alta qualidade das sombras nos personagens e nos cenários, que se apresentam de forma tão consistente que podem até ter sido implementadas a partir de Ray Tracing.
De forma geral, os personagens e ambientes são apresentados com muita qualidade de iluminação, texturas e mostra o resultado de bons usos de diferentes tecnologias.
Performance e resolução de Final Fantasy XVI
Em relação a performance e resolução de Final Fantasy XVI no PlayStation 5, o jogo conta com dois modos: Qualidade e Performance. No modo qualidade, o game é apresentado da melhor forma em relação a configurações gráficas e a resolução interna varia entre 1080p e 1440p para uma exibição final em 4K usando o que parece ser o Fidelity FX Super Resolution 1. A performance se mantém travada e praticamente estável o tempo todo em 30fps.

Já no modo performance, as coisas já não se apresentam tão bem. Aqui, a resolução interna varia entre 1080p até algo próximo dos 720p (também com FSR 1) nos piores momentos, o que afeta bem mais a nitidez dos visuais. Menor qualidade das sombras e aumento de pop-in também estão presentes nesse modo.
Em relação a performance, a versão de lançamento do jogo, apesar de ter uma atualização, ainda não consegue manter 60fps na maior parte do tempo, variando entre 50 e 40 fps especialmente em travessia, e até saindo da janela de 48fps do VRR com frequência.


No entanto, nesse caso vale destacar algo curioso, pois especificamente quando o jogador entra em combate, a taxa de quadros sobe para um 60fps estáveis instantaneamente, e isso se mantém até o fim do combate. A resolução parece ser reduzida muito nesses momentos, para aumentar a fluidez nos confrontos, mas volta ao normal (e com quedas de frames) assim que não há mais confronto.
Final Fantasy XVI será lançado para o PlayStation 5 amanhã, dia 22 de junho, mas o game deve receber uma versão de PC no ano que vem, em uma data ainda não definida.
Fonte: Digital Foundry
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções