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Um dia saberemos o que era?

PlayStation cancelou dois jogos de US$ 25 milhões, incluindo nova IP do estúdio de God of War

Segundo Shuhei Yoshida, foi a própria Santa Monica, de God of War, que admitiu que o projeto não daria certo

Imagem de God of War editada com a logo do estúdio Santa Monica
Créditos: Sony (editada)

A maior parte dos cancelamentos de jogos em diferentes plataformas nunca chega ao conhecimento do público por acontecer nas fases iniciais dos projetos. Mas agora Shuhei Yoshida comentou sobre dois games do PlayStation que foram cancelados até depois da Sony investir um total de US$ 50 milhões neles. Um dos títulos era uma nova IP do estúdio Santa Monica, famoso por God of War.

Shuhei Yoshida ficou anos à frente da Sony Interactive Entertainment, basicamente decidindo quais projetos iam adiante ou não com o selo PlayStation. Agora que deixou a empresa, o veterano tem falado abertamente sobre seu tempo por lá, e isso inclui uma participação recente no podcast My Perfect Console, com Simon Parkin.

O ex-executivo da Sony já tinha falado sobre o cancelamento de dois grandes projetos sob sua tutela, então Parkin pediu por mais detalhes sobre o assunto.

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Divulgação/PlayStation

“Um deles foi na verdade um dos jogos internamente desenvolvidos pelo Santa Monica Studios”, disse Yoshida. “Não era um jogo God of War, era uma nova IP. E era um conceito muito impressionante, com ideias de gameplay muito interessantes. E, claro, o pessoal do Santa Monica é muito, muito capaz de criar arte de alta qualidade.”

O próprio estúdio de God of War teria desistido do projeto

Continuando a história, Yoshida explica que a Sony investiu no game por anos, e no fim teria sido o próprio estúdio Santa Monica que assumiu que não poderia continuar com o projeto.

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Foto: Divulgação/Sony

“Então nós apoiamos o jogo por muitos anos, mas depois de US$ 25 milhões, eles vieram a mim e disseram ‘nós temos que parar’. Eu não lembro exatamente a razão – provavelmente o time não foi capaz de achar o jogo”, explica o ex-executivo. “Era um ótimo conceito, uma ótima ideia, mas você sabe, o gameplay não chegou lá de fato.”

Um cancelamento de US$ 25 milhões “não é grande coisa hoje em dia”, diz Yoshida

Além da nova IP vindo do estúdio de God of War, teve outro jogo avançado em seu desenvolvimento que teve que ser cancelado depois de já ter custado US$ 25 milhões. Yoshida não disse o nome da equipe neste caso, mas revelou que era de um dos estúdios europeus do PlayStation.

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“Outro jogo com um cancelamento do mesmo tamanho foi de um estúdio europeu, depois que me tornei responsável pelo Worldwide Studios”, disse ele. Só que o ex-executivo da Sony acrescenta que hoje em dia um cancelamento desse tamanho nem pode mais ser visto como algo tão impactante.

“Então esses são os dois grandes cancelamentos. Mas hoje em dia, um cancelamento de US$ 25 milhões não é nada demais. Há cancelamentos bem maiores.”

Via: VGC

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