Índice do Artigo

Esperou o contato, e o contato veio

Sony processa Tencent por "copiar" Horizon em Light of Motiram

Light of Motiram foi chamado de "clone" de Horizon não apenas pela Sony, e isso está incluído no processo

Light of Motiram vs Horizon: Zero Dawn
Créditos: Tencent e Sony (editada)

Light of Motiram foi revelado em novembro de 2024 e chamou muito a atenção pelas suas semelhanças com Horizon: Zero Dawn. O game chegou a ser chamado de “clone” da aventura da Alloy, inclusive aqui no Adrenaline, e agora a Sony decidiu tomar providências legais contra o que considera uma violação de sua propriedade intelectual.

O processo da dona do PlayStation se volta contra a Tencent, a distribuidora de Light of Motiram. Em seu documento oficial de queixa na Justiça, a Sony chama o game de “clone eslavo” de Horizon, e cita reportagens na mídia internacional que fizeram o mesmo. Até um post que chamou o jogo de “Horizon Zero Originalidade” (tradução livre) foi citado oficialmente nos documentos do processo.

Light of Motiram: “clone” de Horizon ganha trailer de gameplay
Foto: Divulgação/Tencent

As informações vêm da Reuters, que não conseguiu obter declarações oficiais da Sony ou da Tencent sobre o assunto. Dessa forma, não sabemos exatamente qual valor a dona de Horizon busca em indenização – caso seja provada a violação de sua propriedade. Também ainda não sabemos qual será a postura da Tencent em sua defesa, algo que será especialmente interessante de acompanhar, uma vez que Light of Motiram não esconde suas influências.

Curiosamente, e talvez reforçando o processo, a Sony alega que a Tencent tentou firmar uma colaboração com a empresa para Horizon, mas que a dona do PlayStation recusou. Pouco tempo depois, Light of Motiram foi revelado.

Horizon Zero Dawn Remastered requisitos
Steam/Reprodução

Situação com Palworld pode dar esperanças para Light of Motiram?

As semelhanças entre Horizon e Light of Motiram podem parecer óbvias para a opinião pública, mas provar isso para um juiz muitas vezes se mostra outra história. A situação lembra um pouco o processo da Nintendo contra a PocketPair, por causa das comparações entre Palworld e Pokémon.

A Nintendo não é estranha a processos e, enfrentando a PocketPair em casa, parecia que não teria dificuldades em seu processo. No entanto, informações recentes indicam que o litígio não está sendo um “passeio” para a dona do Mario.

Leia mais:

Talvez isso dê esperanças para a Tencent com Light of Motiram, mas as situações são diferentes. Algumas das mecânicas centrais de Palworld são bem distintas de Pokémon, enquanto os trailers que vimos de Motiram até agora não mostraram o que o game faz de realmente diferente de Horizon.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções