
O hoje é o amanhã de ontem: projeto inédito recupera 144 jogos de Mega Drive não lançados nos anos 90!
A Video Game History Foundation concluiu um extenso trabalho de preservação digital focado no Sega Channel. A iniciativa, que durou vários anos, conseguiu resgatar uma grande quantidade de dados considerados perdidos desse serviço pioneiro da década de 1990.
As informações foram obtidas de uma coleção de fitas de backup mantidas por ex-funcionários do Sega Channel.
Foram recuperados mais de 140 arquivos ROM de jogos do Sega Genesis que nunca haviam sido extraídos antes. Entre o material, há títulos exclusivos do serviço e um navegador de internet funcional desenvolvido para o console de 16 bits, que nunca foi lançado oficialmente.
Contudo, antes de prosseguirmos com este nostálgico assunto, confiram as principais perguntas e respostas (FAQs) sobre a conquista da fundação:
| Pergunta | Resposta |
|---|---|
| O que foi o Sega Channel? | Foi um serviço pioneiro de assinatura de jogos por TV a cabo, lançado em 1994 para o Sega Genesis (Mega Drive). |
| O que foi recuperado no projeto? | Foram recuperados mais de 140 ROMs de jogos previamente não extraídos, incluindo títulos exclusivos e um navegador web inédito. |
| Quem conduziu a preservação? | O trabalho foi realizado pela Video Game History Foundation (VGHF). |
| De onde vieram os dados? | Os dados foram encontrados em fitas de backup mantidas por ex-funcionários do Sega Channel. |
| Quais são alguns jogos exclusivos recuperados? | Foram recuperados Garfield: The Lost Levels, The Flintstones (Movie Game), Iron Hammer, Waterworld e Pico Ports. |
| Quanto custava o serviço? | A assinatura custava cerca de US$ 15 por mês na época, equivalendo a aproximadamente US$ 33 atualmente. |
| Por que o serviço foi descontinuado? | O Sega Channel encerrou suas operações com a popularização da internet e a chegada dos consoles com gráficos 3D. |
Como funcionava o serviço de jogos por cabos de TV
O Sega Channel foi um sistema de distribuição de jogos digital que começou a operar em 1994, em uma época em que menos de 3% das residências nos Estados Unidos tinham acesso à internet. O serviço não usava uma conexão de rede convencional, mas sim a infraestrutura existente de televisão a cabo para transmitir os dados dos jogos.
Por uma taxa mensal de aproximadamente US$ 15, o equivalente a cerca de US$ 33 hoje, os assinantes tinham acesso a um catálogo rotativo de cerca de 50 jogos por mês. Ao todo, mais de 140 títulos diferentes foram oferecidos durante toda a operação do serviço para o Sega Genesis, também chamado de Mega Drive.

Quais foram os principais jogos exclusivos recuperados pela Video Game History Foundation
A maioria dos jogos disponíveis no Sega Channel também tinha versões em cartucho físico. No entanto, o serviço contava com alguns títulos exclusivos que agora estão preservados.
A Video Game History Foundation também guardou dados de interface e programação do canal, incluindo arte de fãs e dicas de jogos. A seguir, a tabela abaixo resumirá alguns dos jogos exclusivos mais notáveis recuperados no projeto:
| Título do jogo | Observações |
|---|---|
| Garfield: Caught in the Act – The Lost Levels | Conteúdo adicional (semelhante a DLC) criado para o jogo original lançado em cartucho. |
| The Flintstones (Movie Game) | Jogo considerado permanentemente perdido até ser recuperado neste projeto. |
| Iron Hammer | Versão adaptada de um título desenvolvido para o acessório Sega VR, que nunca chegou ao mercado. |
| Waterworld | Jogo exclusivo distribuído pelo serviço Sega Channel. |
| Pico Ports | Título exclusivo disponível apenas através do Sega Channel. |
Modificações técnicas e conteúdo especial
Para se adequar aos limites técnicos do Sega Channel, alguns jogos passaram por alterações. Uma versão de Super Street Fighter II, por exemplo, teve metade de seus personagens removida para reduzir o tamanho do arquivo. Jogos maiores e com progressão linear eram frequentemente divididos em partes.
O projeto também localizou demonstrações de um navegador web experimental para o Genesis, chamado Web Blaster. Esse software inédito representava uma tentativa inicial de levar a navegação na internet para consoles de videogame.

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Projeto inédito recupera 144 jogos de Mega Drive; o legado do Sega Channel e a preservação digital
O serviço Sega Channel foi descontinuado conforme a internet se popularizou em computadores e os consoles com gráficos 3D se tornaram o foco do mercado. A recuperação de 144 ROMs deste sistema representa um avanço significativo nos esforços de preservação da história dos videogames.
O trabalho garante que fãs do Sega Genesis e interessados na evolução da distribuição digital tenham acesso a esse capítulo importante, que antecedeu serviços modernos como assinaturas de jogos.
Para finalizar, ressaltamos que, em uma era na qual muitos jogos são lançados apenas por mídia digital (mesmo com “mídias físicas” que apenas fornecem um código para baixar o game), o movimento de preservação dos games é mais importante do que nunca, pois o que hoje é novidade, logo logo será considerado “retrô” (como a geração do PS2).
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Fonte: Tom’s Hardware
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