
Durante o State of Play realizado na última terça-feira (11), a Sony anunciou que está preparando uma nova versão digital do PlayStation 5 (PS5), que será exclusiva ao Japão. Quem investir nela vai pagar mais barato do que pelo modelo internacional do console, mas não poderá usar outros idiomas além do japonês.
O movimento é semelhante ao que a Nintendo fez ao anunciar o Switch 2, que tem um modelo com características parecidas vendido no país. O preço reduzido tem como objetivo atrair mais o público local, ao mesmo tempo que as restrições de região são usadas como um método de impedir que o hardware se torne atraente para a revenda em outros territórios.

Segundo a Sony, a nova versão digital do PS5 vai ser vendida por 55 mil ienes, ou R$ 1.872 em uma conversão direta. O valor é consideravelmente menor do que os 72.980 ienes (R$ 2.484) cobrados pelo modelo sem travas, mas ainda maior do que o valor original cobrado pelo aparelho digital no Japão — que custava 39.980 ienes em sua estreia, antes de passar por vários reajustes.
Sony quer estimular vendas do PS5 no Japão
O anúncio da companhia japonesa parece ser uma consequência direta de críticas feitas por diversos estúdios parceiros em tempos recentes. Segundo a Capcom, o desempenho geral de Monster Hunter Wilds foi prejudicado pelo fato de que o PS5 custa caro demais, especialmente para os padrões japoneses.
Segundo o presidente da empresa, Haruhito Tsujimoto, o preço cobrado pelo console é especialmente proibitivo para as gerações mais novas. Ele também observou que esse não é um problema restrito ao Japão, e que os consumidores de outros países também têm dificuldades em adquirir novos consoles.

O que diferencia a postura da Sony em relação à Nintendo é o fato de que o novo PS5 não vai tornar a versão “internacional” mais rara ou difícil de obter. No país, o Switch 2 com trava de região é considerado como o modelo-padrão das lojas, enquanto a versão com suporte a múltiplas regiões só pode ser adquirida pela My Nintendo Store.
Apesar de a geração mais recente do PlayStation ter sofrido com uma pandemia e vários aumentos de preço, seu desempenho comercial ainda pode ser considerado como positivo. Esta semana, a Sony revelou que já vendeu mais de 84 milhões de unidades do aparelho, que considera só ter chegado agora à metade de seu ciclo de vida.
Fonte: VGC
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções