
Lançado em março deste ano, Assassin’s Creed Shadows se envolveu nas famosas “guerras culturais” durante seu processo de divulgação, sendo criticado por seus protagonistas, gameplay e decisões estéticas. No entanto, quando o título efetivamente chegou às lojas, boa parte dessa polêmica já havia desaparecido — e agora a Ubisoft explicou como conseguiu fazer isso acontecer.
Em um vídeo interno obtido pelo site GameFile, o CEO Yves Guillemot reconheceu que, em setembro de 2024, a empresa estava acuada pelo barulho e pelas “brigas falsas” envolvendo o game. “Para sair desse canto, tivemos que parar de nos focar naqueles que nos odiavam”, explicou o executivo.

“Tivemos que começar a incentivar nossos aliados. Então paramos de tentar vencer as discussões, e aprendemos com o que nos guiou por 18 anos: a marca Assassin’s Creed”, continuou. Segundo Guillemot, a postura de “ignorar os haters” funcionou, mas não foi a única decisão que contribuiu para um lançamento mais tranquilo.
Adiamento ajudou muito Assassin’s Creed Shadows
Guillemot também explica que, do ponto de vista do marketing, a decisão de optar por adiar Assassin’s Creed Shadows no final de 2025 foi contraintuitiva — afinal, para muitos ela pareceu uma reação às criticas recebidas. No entanto, o chefe da Ubisoft acredita que a decisão beneficiou o game.
“Começamos fazendo a última coisa que qualquer um teria nos aconselhado. Atrasamos o game. O tempo extra permitiu que os desenvolvedores o polissem, otimizassem e atingissem o alto padrão que os fãs esperavam de um jogo de Assassin’s Creed”, declarou Guillemot.

Ele também afirmou que, durante esse período, a Ubisoft também mudou a maneira como lidava com o jogo. Em vez de tentar responder a críticos ou justificar polêmicas, a empresa passou a dar mais palco para os criadores que ajudaram a tornar a franquia bem-sucedida. “Os fãs voltaram, as conversas começaram a mudar e todos que construíram, jogaram e amaram esse game podiam ficar novamente orgulhosos”.
Apesar de o título ter vendido bem, isso não foi suficiente para acabar com as dificuldades da Ubisoft, que há anos passa por uma grande crise financeira. Enquanto a franquia vai continuar no futuro, ela deve assumir uma cara diferente, agora que a principal liderança responsável por seus títulos recentes foi afastada da desenvolvedora.
Fonte: PC Gamer
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções