Índice do Artigo

Um dos grandes se foi

Vince Zampella, de Call of Duty, Titanfall e Battlefield 6, morre em acidente

Um dos nomes mais influentes do mundo dos FPS, Vince Zampella foi vítima de um acidente automobilístico

Vince Zampella, de Call of Duty, Titanfall Battlefield 6, morre em acidente
Créditos: Divulgação/Electronic Arts

Um dos grandes responsáveis pelo sucesso dos jogos de tiro em primeira pessoa (FPS) modernos, Vince Zampella morreu no último domingo (21). Segundo a NBC4 Los Angeles, o desenvolvedor que trabalhava para a Electronic Arts se envolveu em um acidente em uma rodovia do sul da Califórnia.

Como chefe da Respawn Entertainment, Zampella foi o responsável por coordenar o desenvolvimento de Battlefield 6, que conseguiu dar um novo rumo à série e se sagrou como o jogo mais vendido do ano nos Estados Unidos. Segundo a NBC4, ele estava em um carro com dois ocupantes que saiu da pista e atingiu uma barreira de concreto.

Enquanto o motorista morreu na hora, o passageiro chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Até o momento, no entanto, não há maiores detalhes sobre qual lugar do veículo o desenvolvedor ocupava, tampouco sobre as razões que podem ter levado ao acidente.

Vince Zampella moldou os FPS modernos

Após alguns trabalhos menores na Atari, Panasonic e SegaSoft, Zampella começou a deixar seu nome na indústria de games na 2015 Inc. No estúdio em que trabalhou entre 1999 e 2002, ele foi um dos principais designers de Medal of Honor: Allied Assault, considerado até hoje como um dos melhores capítulos da série.

Logo em seguida, ele se juntou a amigos como Jason West para formar a Infinity Ward, um estúdio que mudou a história da Activision. Na empresa, ele criou jogos como Call of Duty 2, Call of Duty 4: Modern Warfare e Call of Duty: Modern Warfare 2, que ajudaram a transformar a franquia em um fenômeno global.

Vince Zampella, de Call of Duty, Titanfall Battlefield 6, morre em acidente
Vince Zampella ajudou a definir todo o gênero FPS atual. Imagem: Divulgação/Electronic Arts

No entanto, discordâncias sobre pagamentos e bônus fizeram com que Zampella e a publicadora se desentendessem e encerrassem o relacionamento de forma litigiosa. Com isso, ele saiu da Infinity Ward e, com West e outros colegas, fundou em 2010 o estúdio Respawn Entertainment, que logo em seguida foi comprado pela Electronic Arts.

A desenvolvedora se tornou famosa por Titanfall, e também tem em seu catálogo jogos como Apex Legends e Star Wars: Jedi Survivor. Desde então, ele se tornou uma figura central aos planos da publicadora, que deu a ele total controle sobre os rumos que Battlefield deveria seguir para conseguir recuperar sua popularidade.

Fonte: NBC4 Los Angeles

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções