
Durante a transmissão da Community Direct ainda ontem (10), a Rare revelou as principais novidades planejadas para os próximos meses de Sea of Thieves, incluindo a reformulação da estrutura das temporadas e a confirmação de dois novos tipos de servidores. A partir do início de 2026, o jogo receberá servidores privados com suporte a múltiplos navios e servidores personalizados pagos, que prometem atender a antigas demandas da comunidade.
Batizados de Custom Seas, os servidores personalizados serão disponibilizados por meio de uma assinatura mensal.
Eles darão aos jogadores controle total sobre vários aspectos da experiência, como desativar eventos como tempestades ou aparições do Kraken, gerar loot sob demanda, ajustar os limites de tripulação além do que é permitido nos servidores atuais, modificar o ambiente em tempo real e até usar ferramentas cinematográficas, como as que a Rare utiliza em seus trailers.
Segundo a desenvolvedora, o modelo de assinatura é necessário para cobrir os custos de manutenção e evolução contínua desse sistema.
Safer Seas também será expandido para frotas
Ao mesmo tempo, o estúdio confirmou a expansão do modo Safer Seas, que atualmente limita a experiência a uma única embarcação por servidor privado.
Com a atualização prevista para 2026, será possível formar frotas de amigos navegando juntas em um ambiente seguro, sem a presença de outros jogadores desconhecidos.

Além dos novos servidores, a Rare também apresentou uma mudança significativa no formato das temporadas. A partir da Season 17, prevista para agosto de 2025, cada temporada terá três meses de duração e seguirá um padrão fixo.

O primeiro mês trará novidades relacionadas ao sandbox, com adição de novas facções, mecânicas e mudanças no mundo do jogo.
O segundo mês será focado em eventos ao vivo com elementos narrativos, enquanto o terceiro mês trará ações da comunidade que ajudarão a modificar e movimentar o universo do jogo de forma mais orgânica.
Nova abordagem para temporadas começa na Season 17
A própria Season 17, intitulada Smugglers’ Tide, será a primeira a seguir esse novo formato. Ela vai apresentarr uma nova facção chamada Smuggler’s League, missões envolvendo transporte de cargas perigosas, novos tipos de loot explosivo, esconderijos temáticos distribuídos pelo mapa e atualizações em mecânicas antigas como naufrágios e navios esqueleto.
O segundo mês da temporada vai trazer um evento centrado em batalhas por fortalezas marítimas, enquanto o terceiro mês vai contar com versões reformuladas dos Skeleton Forts, agora com influência dos Reapers e da facção Dark Brethren.

O plano da Rare também contempla o futuro além de 2025. A Season 18, já em desenvolvimento, será dedicada à revitalização da esquecida região Devil’s Roar, incluindo o retorno dos Dark Ancients, novos perigos, santuários escondidos e melhorias no sistema de Emissaries.
A desenvolvedora também trabalha em uma estratégia de longo prazo, que será detalhada em uma nova edição da Community Direct, programada para acontecer em seis meses.
Rare está em um momento delicado
Essas mudanças acontecem em um momento delicado para a Rare. Ainda nesse mês, a Microsoft promoveu uma “reestruturação” que resultou no corte de cerca de 9 mil funcionários e no cancelamento de projetos, incluindo o aguardado Everwild, anunciado originalmente em 2019.
O veterano Gregg Mayles, que esteve por trás de Banjo-Kazooie e Sea of Thieves, também deixou o estúdio após 35 anos.
Sea of Thieves está disponível para Xbox One, Xbox Series X|S, PC e PlayStation 5.
Fonte: Sea of Thieves.
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções