
Apesar de ter lançado diversos games em 2025, a divisão Xbox também teve que lidar com críticas resultantes de aumentos tanto no preço do Game Pass quanto em seus hardwares. E, segundo fontes do Moore’s Law is Dead, a empresa pode ser forçada a encarecer ainda mais seus consoles em algum momento do início de 2026.
Segundo o canal, isso vai ser fruto da falta de planejamento da companhia em relação a uma condição de mercado que ela mesma ajudou a criar. O veículo afirma que os preços dos consoles pode aumentar como consequência de uma falta generalizada de RAM entre fornecedores — consequência da alta demanda dos centros de dados, especialmente aqueles dedicados à inteligência artificial.
“Esses preços podem aumentar em breve, ou os suprimentos podem simplesmente secar porque múltiplas fontes minhas aparentemente foram avisadas por representantes de vendas da Microsoft que isso vai afetar os consoles Xbox Series muito, muito em breve. Mais cedo do que mais tarde”, explicou o Moore’s Law is Dead.
Xbox está em situação mais grave do que os concorrentes
Embora reconheça que esse é um problema que pode afetar todo o mercado, o veículo afirma que a Sony não deve sofrer tanto com ele — ao menos não inicialmente. As fontes do canal afirmam que a empresa se antecipou à tendência e adquiriu estoques de RAM que devem garantir sua operação normal durante meses.

“Eles têm muito GDDR6, pelo menos foi isso que me falaram. Os preços podem aumentar eventualmente; consigo ver isso acontecendo no próximo ano…, mas há uma razão pela qual a Sony está cortando o preço do PS5 na Black Friday”, explica o canal. Enquanto o Xbox também deve ganhar algumas promoções, elas não devem ser tão agressivas quanto em anos anteriores.
A situação acontece em um momento no qual a divisão de hardware da Microsoft já gera algumas dúvidas entre os consumidores. Enquanto o Xbox Series sofreu dois reajustes de preço somente em 2025, a próxima plataforma da empresa parece que vai seguir uma proposta bem diferente de suas antecessoras.

Relatos indicam que o próximo dispositivo da empresa vai ser um híbrido entre console e PC, que inclusive deve permitir a instalação de games do Steam e da Epic Games Store. Apesar de isso poder ser vantajoso aos consumidores, o hardware não seria subsidiado pela companhia, o que pode fazer com que seu preço se torne proibitivo para a maioria das pessoas.
Fonte: Eurogamer
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções