Índice do Artigo

Queda brutal nas vendas

Xbox encerrou 2025 com seu pior desempenho histórico no Reino Unido

Em um momento de queda geral na venda de hardwares, o Xbox tem se destacado de forma negativa

Xbox encerrou 2025 com seu pior desempenho histórico no Reino Unido
Créditos: Divulgação/Xbox

Em um momento no qual o futuro do Xbox está ligado a várias incertezas, a plataforma da Microsoft teve em 2025 seu pior ano histórico dentro do mercado do Reino Unido. Segundo o The Game Business, a empresa registrou uma queda considerável de 39% na quantidade de consoles que vendeu na região, que é bastante representativa do comportamento europeu como um todo.

Isso aconteceu em um momento no qual o público também demonstrou menos interesse pelo PlayStation 5, da Sony. No entanto, o console rival teve quedas de vendas de 12%, um valor que ainda deve gerar alerta em sua fabricante, mas não parece tão grave na comparação direta.

Segundo a IGN, a situação é ainda pior nos Estados Unidos, onde o Xbox passou por dois aumentos de preço em questão de pouco tempo. O site afirma que, no país, houve uma queda de 70% na procura por consoles da marca, que continua a perder espaço para a Sony e a Nintendo.

O Xbox consegue se recuperar?

Enquanto a queda nas vendas dos consoles Xbox pode ser compensada financeiramente por um aumento na venda de softwares, ela mostra a situação estranha na qual a marca se encontra. Para muitos consumidores, a Microsoft não se interessa mais em vender hardwares, o que é demonstrado por várias de suas atitudes recentes.

Além de ter começado a lançar várias de suas principais franquias em concorrentes, a empresa também tem deixado os aparelhos de lado em seus materiais promocionais. Com a filosofia de que “tudo é um Xbox”, ela vem destacando mais celulares, tablets e o ROG Ally do que seus consoles tradicionais em seus anúncios e propagandas.

Assim, parece que nem mesmo o lançamento de uma nova leva de jogos de destaque vai ser capaz de recuperar a venda de hardwares. Em um momento no qual a própria Microsoft deixa evidente que seus consoles não são mais obrigatórios, o público tem poucos motivos para investir neles.

Apesar disso, a corporação se diz compromissada com o segmento e já prepara uma nova geração de seus aparelhos em parceria com AMD. Ainda este mês, ela vai realizar uma nova transmissão Developer Direct, na qual promete divulgar algumas das surpresas que tem guardadas para os próximos meses.

Fonte: Eurogamer

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções