Índice do Artigo

Corrida do vidro

AMD pode sair na frente da Intel no uso de substratos de vidro em seus chips

Rumor da vez aponta para primeiros chips com vidro da AMD em 2025, com Intel começando em 2026

Engenheiro da Intel mostra painel de núcleos de substrato de vidro em testes.
Créditos: Intel

A Intel foi uma das primeiras big techs a falar das vantagens do substrato de vidro na produção de chips, mas sua rival AMD pode acabar saindo na frente na hora de por a teoria em prática. É isso que indicam rumores recentes, falando da corrida das gigantes para adotar o uso do material.

Conforme descrito pela Intel em 2023, o substrato de vidro pode ser usado para substituir materiais orgânicos na fabricação de processadores variados. Ele pode oferecer mais força no “empacotamento” (encapsulamento), além de mais durabilidade e confiabilidade. Outra vantagem está na possibilidade de aumentar a densidade de transistores, porque o vidro é muito mais fino. Segundo a fabricante, o substrato pode ser o caminho para alcançar um trilhão de transistores em cada pacote da CPU.

Intel aposta em substratos de vidro como solução para os chips do futuro
Divulgação/Intel

Sendo assim, a Intel se prepara para começar a produção em massa de chips com o novo material em 2026 ou mais tarde. É isso que afirma a TrendForce, citando a fábrica da empresa no Arizona, nos EUA, onde a tecnologia está sendo desenvolvida.

A AMD, no entanto, não apenas desejaria ser passada para trás, como estaria planejando sair na frente. Ainda de acordo com informações do site, a empresa está colaborando com companhias globais para usar substrato de vidro em seus chips logo no ano que vem. A fabricante dos Ryzen já estaria testando amostras com o substrato, se preparando para incorporá-lo na produção entre 2025 e 2026.

AMD e Intel não são as únicas na corrida do vidro

Não são muitas as empresas atrás do uso de substrato de vidro em seus processos de fabricação de chips, segundo o TrendForce. Porém, isso não quer dizer que Intel e AMD sejam as únicas nessa corrida, pois a Samsung também tem interesse no recurso.

De acordo com informações do site, a gigante sul-coreana juntou várias da suas divisões no desenvolvimento da tecnologia. A Samsung Electronics, Electro-Mechanics e Display estariam trabalhando no uso do substrato, com objetivo de produção em massa em 2026. Ainda de acordo com o site, mesmo com essa previsão, a empresa também quer ter produtos comercializáveis chegando ao mercado antes da Intel.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções