Índice do Artigo

Só isso?

CEO da TSMC diz que a Intel não pode competir na fabricação de chips apenas “jogando dinheiro”

Gigante taiwanesa tem razões para estar confiante, mas a diversidade de fornecedores também é importante para manter os preços estáveis.

CEO da TSMC diz que a Intel não pode competir na fabricação de chips apenas “jogando dinheiro”
Créditos: TSMC.

A TSMC detém a maior participação de mercado no segmento de fundição e consolidou sua posição recentemente, capitalizando o boom da Inteligência Artificial. No entanto, dadas as limitações de capacidade que a gigante taiwanesa de chips enfrenta, isso abriu uma nova oportunidade para concorrentes como a Samsung e a Intel Foundry.

Os concorrentes estão de olho nos clientes que não conseguem mais fazer pedidos à TSMC. E o time azul tem conseguido sucesso em termos de concorrência dado o seu sucesso recente e o otimismo em relação aos processos 18A e 14A.

Neste contexto, durante uma conferência sobre resultados, o presidente da TSMC, C.C. Wei, foi questionado se a TSMC sente uma “ameaça” de empresas como a Intel. A preocupação maior seria com os clientes americanos. Wei respondeu que sua empresa está “confiante” em sua posição atual.

Em seguida, ele acrescentou que os concorrentes não podem simplesmente superar a TSMC “investindo capital” em processos avançados de fabricação de chips.

Notícias Relacionadas:

Argumento completo

Créditos: TSMC.

O presidente da TSMC argumentou que a execução de tecnologia avançada de chips se concentra na preparação de linhas de produção e na certificação de projetos de parceiros. Só depois disso que é possível se focar no estabelecimento de capacidade suficiente para clientes externos, o que implica que o capital não é o único fator.

Nas palavras do executivo, “no desenvolvimento da tecnologia de semicondutores até o momento, receber investimentos não contribuiu para melhorar a competitividade, certo?” E ele acrescentou que espera que os mesmos que investiram na Intel possam investir na TSMC.

Posição da Intel

A Intel Foundry tem avançado em sua oferta de chips recentemente. O sucesso do Panther Lake, baseado na tecnologia 18A, desenvolvida internamente, é visto como um indicador de que a Intel está se consolidando como uma forte concorrente no segmento de semicondutores.

Mais importante ainda, os processos 18A-P e 14A da Intel são conhecidos por terem atraído o interesse de empresas como Apple, NVIDIA, AMD e Qualcomm. Embora isso ainda não tenha se materializado em pedidos de chips, é justo dizer que a Intel tem razões para estar confiante ao competir com a TSMC.

Créditos: TSMC.

As declarações de C.C. Wei, da TSMC, provavelmente se referem à decisão do governo Trump de investir US$ 8,9 bilhões (R$ 48,04 bilhões) na Intel Foundry, além dos compromissos da NVIDIA e do SoftBank.

Curiosamente, a TSMC também decidiu aumentar seus investimentos nos EUA para impulsionar a competitividade do setor de semicondutores na região. Por exemplo, a fábrica da TSMC no Arizona está sendo preparada para linhas de produção de 3nm, um processo com alta demanda.

Independente do resultado, é importante observar como a rivalidade entre TSMC e Intel evoluirá no futuro. A cadeia de suprimentos de IA se tornou vasta que uma empresa de semicondutores não é mais suficiente para atender à demanda. E o aumento dos preços de memórias sinaliza o quanto a quantidade de fornecedores importa.

Fonte: United Daily News, com tradução do Wccftech.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções