Índice do Artigo

Em busca de substitutos

China deixa NVIDIA de fora de lista de fornecedores de hardware recomendados

A medida mostra que a China está disposta a criar uma indústria de inteligência artificial que não dependa dos hardwares da NVIDIA

China deixa NVIDIA de fora de lista de fornecedores de hardware recomendados
Créditos: Divulgação/NVIDIA

Esta semana, o governo chinês começou a organizar uma lista das fornecedoras de hardware que são recomendadas para empresas locais que desejam trabalhar com inteligência artificial. Trazendo nomes como Cambricon e Huawei, ele se destaca por excluir a NVIDIA de suas recomendações, por mais que a empresa seja influente na área.

De forma semelhante, a China também não recomenda soluções da AMD ou de qualquer outra empresa estrangeira. Isso demonstra uma nova postura do governo local, que pretende desenvolver uma indústria própria e que estimule o desenvolvimento de hardwares criados localmente.

China deixa NVIDIA de fora de lista de fornecedores de hardware recomendados
Imagem: Divulgação/NVIDIA

A nova lista vai ser distribuída para ministérios e companhias estatais, bem como para diversas instituições públicas. Enquanto ela não deve eliminar a presença da NVIDIA no mercado local, a intenção parece ser limitar o uso dos hardwares da empresa a segmentos nos quais eles são estritamente necessários.

China intensifica tendência adotada em outras áreas

Conforme explica o Tom’s Hardware, a nova lista de recomendações é somente uma parte de uma iniciativa maior do governo chinês. No passado, autoridades locais começaram a trabalhar para privilegiar CPUs x86 fabricadas por empresas da própria China, por exemplo.

Além disso, companhias que operam no país também foram instruídas a trocar o Windows, da Microsoft, por outros sistemas operacionais. Isso permitiu o surgimento e fortalecimento de alternativas como o HarmonyOS, que opera tanto em PCs quanto em smartphones e TVs inteligentes.

China deixa NVIDIA de fora de lista de fornecedores de hardware recomendados
Imagem: Divulgação/NVIDIA

No caso da NVIDIA, a principal dificuldade que a China enfrenta é o fato de que os hardwares da empresa norte-americana ainda são os melhores do mercado. Além disso, muitas tarefas de treinamento dependem do ecossistema proprietário CUDA, o que complica a migração para alternativas domésticas.

No entanto, isso não significa que o governo local vai desistir dessa missão. Uma das formas que ele encontrou para estimular indústrias criadas internamente é subsidiar seus custos de energia elétrica — e, com isso, tentar compensar um pouco as ineficiências dos hardwares produzidos no país.

Fonte: Tom’s Hardware

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções