Índice do Artigo

Sem otimismo

Data centers devem consumir até 70% de toda a memória produzida em 2026

Empresas já encomendam produção de memória para 2028, segundo analistas de mercado

Módulos de memória
Créditos: Pexels

A escassez de chips de memória causada pela demanda exacerbada pelos componentes para o processamento profissional de IA pode se provar pior do que previsões já pessimistas para os próximos tempos. Um novo artigo do Wall Street Journal cita analistas de mercado e estima que 70% de toda a memória produzida no mundo ao longo de 2026 será usada em data centers.

Como seria de se esperar, a falta de componentes e a alta de seus preços afeta diferentes segmentos de produtos eletrônicos, e o WSJ destaca seu impacto na indústria automobilística. O artigo do site compara a situação até com os tempos da pandemia de coronavírus, falando que devemos ver um grande atraso nas montadoras.

Notebooks com 8 GB de RAM podem ser o "novo normal" após alta nos preços de memórias
Unsplash

A parte mais alarmante do artigo vem no comentário de MS Hwang, analista da Counterpoint Research. Segundo o especialista em mercado de eletrônicos, a situação está emergencial para as empresas que precisam de componentes de memória, e a capacidade de produção para 2028 já está sendo vendida.

O comentário não apenas se alinha com previsões anteriores de que não veríamos melhora na crise até o final de 2027 ou início de 2028 – na verdade agora temos o prospecto de avançar em 2028 ainda enfrentando a escassez de componentes.

Módulos de memórias
Fonte: Adata

Módulos de memória se tornam fatia cada vez maior nos preços de produtos

A situação atual torna os componentes de memória uma fatia cada vez maior no custo total de um produto eletrônico. Hwang projeta que a maior parte dos dispositivos que precisam dos módulos vão ter 10% de seus preços apenas para cobrir os custos, enquanto essa fatia em celulares pode chegar a até 30%.

Leia mais:

Projeções de mercado já preveem encolhimento no segmento de PCs e de celulares, que deve alcançar mais áreas também. Com a perspectiva de uma normalização cada vez mais distante, fica difícil adivinhar até que nível os problemas vão alcançar. “É realmente o momento mais louco que já tivemos”, declarou a analista Avril Wu, da TrendForce.

Via: Tom’s Hardware

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções