
O Instituto de Engenheiros de Semicondutores (ISE) apresentou seu Roteiro Tecnológico de Semicondutores 2026, onde faz previsões para o desenvolvimento de silício nos próximos 15 anos. Entre as previsões, incluem-se o aumento das camadas de memória flash NAND de 321 para 2.000.
Também estariam previstos semicondutores para inteligência artificial capazes de realizar dezenas de trilhões de operações por segundo.
Conforme a reportagem da ETNews, o objetivo do roteiro é “contribuir para o fortalecimento da competitividade da indústria e da tecnologia de semicondutores a longo prazo, ativar a pesquisa acadêmica e estabelecer estratégias de desenvolvimento de recursos humanos”.
Ele abrange nove tecnologias principais: dispositivos e processos semicondutores; semicondutores para inteligência artificial; semicondutores para conexão óptica; sensores semicondutores para conexão sem fio; semicondutores para conexão com fio; PIM (Processamento de Infraestrutura); encapsulamento; e computação quântica.
Notícias Relacionadas:
- Alta das memórias tem feito usuários apelarem para adaptadores de SODIMM para DIMM
- Samsung pode adiar fim da produção de DDR4, mas é para um cliente específico
- Maingear aposta na venda de PCs sem kit de RAM para combater disparada de preços de memórias
Estado da Arte

A tecnologia de litografia mais barata atualmente pertence à tecnologia Gate-All-Around (GAA) de 2 nm da Samsung. Porém, a gigante coreana já teria planejado variantes aprimoradas desse processo de fabricação.
Por exemplo, a empresa concluiu o projeto básico de seu nó GAA de 2 nm de segunda geração e planeja implementar o SF2P+, a tecnologia GAA de 2 nm de terceira geração, em dois anos.
Estima-se que, até 2040, o processo de 0,2 nm empregará uma estrutura de transistor de última geração, o CFET (Transistor de Efeito de Campo Complementar), e um design monolítico 3D.

Atualmente, a Samsung é líder na Coreia do Sul na fabricação de semicondutores de próxima geração. E a empresa também teria formado uma equipe para iniciar a pesquisa no desenvolvimento de chips de 1 nm, com o objetivo de iniciar a produção em massa em 2029.
Essas melhorias não se aplicarão apenas a SoCs para dispositivos móveis, mas também à DRAM, cujo circuito de memória será reduzido de 11 nm para 6 nm. A memória de alta largura de banda (HBM) também deverá ser beneficiada e avançar de 12 camadas e 2 TB/s de largura de banda para 30 camadas e 128 TB/s de largura de banda.
Quanto à NAND, onde a SK hynix desenvolveu a tecnologia QLC de 321 camadas, os avanços em semicondutores permitirão a criação de NAND QLC com 2.000 camadas.
Por fim, atualmente o que se tem são processadores de IA que podem atingir 10 TOPS (trilhões de operações por segundo). Porém, as previsões do relatório são que, em uma década e meia, será possível que os chips gerem 1.000 TOPS por segundo para aprendizado e 100 TOPS para inferência.
Fonte: ETNews, com tradução do WCCFTECH.
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções