Índice do Artigo

? estão pagando mais?

Galera tá fugindo dos 8GB? Vamos ver o que os brasileiros tem comprado!

Vamos analisar o comportamento de compra da galera nesse começo da nova geração de placas de AMD, Nvidia e Intel

Galera tá fugindo dos 8GB? Vamos ver o que os brasileiros tem comprado!
Créditos: Montagem: Janaína Oliveira (Adrenaline)

Já temos seis meses da nova geração de placas de vídeo, e já começamos a ver as primeiras notícias com o comportamento de compra dos consumidores, vindo de varejistas internacionais.

Mas não precisamos só ficar vendo como os gringos compram as coisas. Nós temos dados aqui no Adrenaline de como o brasileirinho guerreiro está investindo seu dinheiro, graças a nossas ferramentas de economia.

Nós temos dados aqui no Adrenaline de como o brasileirinho guerreiro está investindo seu dinheiro, e isso graças a vocês.
Nossas ferramentas de economia, como os grupos de ofertas e também o economize com o Adrenaline, que você pode baixar no seu navegador para achar as melhores ofertas, também geram dados que nós usamos na produção de conteúdos como este aqui.

As placas de vídeo mais vendidas

E então, o que o brasileiro comprou nesses primeiros seis meses? Primeiro é que a nova geração ainda está chegando. A maior parte do volume das vendas ainda são da geração anterior. Mas as placas da atual geração já representam um terço das vendas registradas através das nossas ferramentas de economia.

Na nova geração, a Nvidia está com uma boa liderança. Faz sentido, afinal a empresa tem um line-up bem mais completo que a AMD, com lançamentos desde o início do ano, enquanto as Radeon vieram depois.

Mas se a gente mexe no gráfico para ver as vendas das placas da geração passada, o pessoal tá dividido meio a meio entre Radeons e GeForces. Isso faz com que as vendas totais, não considerando geração das placas de vídeo, tragam uma vantagem para a Nvidia, mas uma participação considerável das Radeon.

E já temos a galera apostando nas Intel ARC. Ainda são números discretos, mas tem duas ARC B580 registradas.

Agora olhando para quais as placas vendidas em si, temos a RTX 4060, seguida do combo das Radeon baratinhas, as RX 7600 e 6600. Interessante notar que a RX 7600 tomou a dianteira e já vende mais que a 6600.

Em quarto lugar vem a primeira placa da nova geração, e batendo com os dados da Amazon nos Estados Unidos, aqui foi também a RTX 5070. Essa placa tem sido uma das propostas mais fortes entre custo e performance da Nvidia nessa geração, sem dúvidas
Agora uma placa que está vendendo também é a RTX 5070 Ti. Não é a primeira vez que a série 70 Ti se destaca em nossos relatórios de vendas.

A 4070 Ti Super era a primeira placa de mais alta performance entre os produtos mais comprados de 2024, e parece que sua sucessora vem mantendo o ritmo de vendas.
Mas diferente da RTX 4070 Ti e Ti Super, eu não tenho achado a RTX 5070 Ti um produto tão interessante. Além de estar aparecendo por um custo bem mais alto que sua antecessora, ela tem uma concorrência muito mais forte.

É só ver nosso gráfico de quantos reais sai cada FPS que a placa entrega de performance, e a RX 9070 XT está se saindo bem melhor que ela nesse critério. Falando na 9070 XT, essa placa já começa a aparecer bem no gráfico e não está muito atrás da RTX 5070 Ti, mas a Radeon que está se destacando mesmo é a RX 9060 XT. Ela foi lançada em uma época próxima da RTX 5060, e vende o dobro entre nossos usuários do que a rival GeForce.

E falando nela, acho que aqui está o que eu estou mais curioso para saber: como a galera está investindo em VRAM.

Fim dos 8GB?

Na gringa, como já mencionamos, tem saído bem mais placas de 16GB do que de 8GB, mas e aqui no Brasil, onde a galera é mais apertada de grana, com menos poder aquisitivo? Será que aceitamos um pouco menos de memória para salvar uns tostões?

Aqui é bom eu lembrar de onde saem esses dados. É da galera usando nossas ferramentas de compras, ou seja, público do Adrena, e que pode ter sido influenciado pela nossa cobertura. Cobertura que vem falando repetidamente das limitações de pouca memória em placas de vídeo modernas. Mas é claro que concordar em teoria é uma coisa. Concordar com a carteira, aí sim é concordar de verdade.

Vamos começar vendo o que os compradores da RX 9060 XT escolheram e, das 18 placas compradas com esse chip gráfico, 17 foram na versão de 16GB. Foi uma escolha esmagadora em favor de gastar mais, por mais memórias.

Se adicionamos a RTX 5060 Ti na comparação, uma placa com um volume bem menor de vendas, ainda vemos uma proporção muito favorável. Das quatro compradas, três são a versão de 16GB, e uma é a versão que potencial arrependimento em curto e médio prazo porque pegou VRAM insuficiente para a performance que o chip 5060 Ti tem para oferecer.

Essa é uma mudança geracional e tanto, basta colocar a RTX 4060 Ti compradas no mesmo período. Foram 33 placas, sendo que 32 são na versão de 8GB, contra apenas uma sendo de 16GB.

Mas não é só a conscientização em torno das limitações de ter apenas 8GB de VRAM em games modernos. A diferença de preço entre as versões reduziu. Se colocamos um gráfico com algumas placas que possuem diferentes versões de VRAM, considerando seu preço médio nos últimos 30 dias, temos esta situação:

Veja que com a RTX 4060 Ti, estamos falando de mais de mil reais de investimento para ir dos 8 aos 16GB de memória, enquanto são R$ 440 na RX 9060 XT, e R$ 600 na RTX 5060 Ti. Ainda é um valor considerável, mas menor.

A distribuição de VRAM está mudando também. Se olhamos todas as placas vendidas, mais da metade tem 8GB ou menos. Algo dentro do esperado, já falamos que as placas mais populares são as RTX 4060 e RX 7600, duas placas de 8GB. Mas se vemos a distribuição de placas compradas da nova geração, está tendo um acúmulo muito maior de modelos com 16GB, ou ao menos 12GB.

A nova geração tem mais tempo de vendas com placas high-end, com as placas de entrada como a RTX 5060 e RX 9060 XT chegando faz poucas semanas, mas mesmo quando analisamos as vendas dessas placas, vemos como o pessoal tem optado pela RTX 5060 Ti de 16GB e a RX 9060 XT na versão de 16GB também, ou evitado a RX 9060 XT de 8GB ou comprar a RTX 5060.

As compras de placa de vídeo no Brasil

Esse foi um giro pelos dados que conseguimos levantar. Alguns padrões que estão acontecendo no exterior estão se repetindo aqui, como a galera preferindo os 16GB, ou as fortes vendas da RTX 5070.

Mas aqui é o Brasil, e temos a realidade própria das nossas terras tupiniquins, e a troca de gerações é mais lenta. Ainda está vendendo mais placas da geração anterior, e isso deve se manter por um tempo.

Radeon RX 9060 XT de 8GB (XFX) e 16GB (ASRock). Foto: Fabio Feyh (Adrenaline)

A RTX 4060 talvez comece a sumir mais com a chegada da RTX 5050, placa que ainda não testamos e vamos ver se não vai se tornar a nova opção para uma placa mais acessível, enquanto AMD mantém a estratégia de usar a placa final 600 da geração anterior como um produto de entrada e, como aqui no Brasil a galera tem uma renda menor, acaba sendo um dos focos de venda.

E falando em vendas, tem mais um artigo a caminho que vai ser relevante para essa discussão: os preços estão caindo, e vamos mostrar o quanto a nova geração já melhorou seu custo, e também explicar pra vocês o que causa essas variações de preços, especialmente com custos altos no lançamento de novos produtos.

*A venda dos produtos indicados nesta página pode gerar comissão para o Adrenaline.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções