Índice do Artigo

Uma alternativa viável?

Google domina mercado ASIC e dobra encomenda de TPUs na MediaTek [RUMOR]

Rumores de Taiwan apontam que Google vai diversificar suas fabricantes para aproveitar demanda pelas suas TPUs

Chip Ironwood
Créditos: Google (editada)

Enquanto a NVIDIA promove as GPUs como solução final para o processamento de IA, e se beneficia disso, o segmento de ASICs se mostra como alternativa para uso profissional da tecnologia mais falada do momento. E nessa área parece que é a Google que se coloca na frente, com suas famosas TPUs.

As TPUs (Tensor Processing Unit) da empresa estariam fazendo tanto sucesso que recentemente eles teriam dobrado o volume da encomenda de chips para a fabricante MediaTek, reporta o Taiwan Economic Daily. Para atender a demanda, a Google estaria diversificando sua linha de produção entre TSMC, MediaTek e Broadcom, e o grande volume recentemente encomendado indica o sucesso dos produtos.

Primeira TPU da Google
Fonte: Google

Vale lembrar que a Google usa suas TPUs internamente também, para processamento de seus próprios servidores. Mas a empresa trabalha com clientes externos e é essa demanda que tem resultado no aumento de volume de fabricação dos componentes.

Segundo o WCCFTech, um dos principais clientes externos da Google é a Anthropic, que teria já firmado um contrato para uma nova infraestrutura de TPUs na ordem dos US$ 10 bilhões. A encomenda foi confirmada por Hock Tan, CEO da Broadcom.

Google pode já trabalhar na próxima geração com MediaTek

A geração atual de TPU da Google é conhecida como Ironwood, que chamou a atenção neste ano pelo salto em suas capacidades de processamento em relação à versão anterior.

Imagem de divulgação do chip IA Google Ironwood
Fonte: Google

No momento não temos ainda muitas informações sobre a próxima TPU da Google, apenas seu codinome v7e. Com o grande volume de encomendas recentes na MediaTek, espera-se que capacidade de produção na fabricante já esteja sendo alocada também para a TPU v7e.

Leia mais:

Se a demanda pelos chips realmente está tão intensa quanto se reporta, a Google deve começar a fabricar suas novas versões tão logo quanto possível, o que aumenta as chances de aparecerem novas informações sobre os componentes em breve, nem que seja por meio de mais vazamentos.

Via: WCCFTech

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções