
Dentre as muitas empresas chinesas que buscam soluções para maior independência tecnológica do país, a Lisuan tem chamado a atenção com sua futura série 7G100 de GPUs. Agora, o modelo 7G106, voltado para uso doméstico, apareceu rodando um teste do 3DMark em um sistema com Windows baseado em ARM.
Infelizmente não temos os resultados do teste, mas um vídeo na rede social chinesa Bilibili mostra o teste Steel Nomad rodando em um sistema Windows 11 em ARM. Está sendo usado um recurso de compatibilidade com DirectX 12 para o benchmark funcionar, mas a Lisuan mostra que conta com um driver para sua 7G106 na arquitetura.

O sistema do teste estaria equipado com uma CPU CP8180, introduzida em 2024 com 12 núcleos ARM, sendo 8 deles voltados para performance e 4 voltados para eficiência. O boost clock vai até 3,2GHz e a litografia foi feita em um processo de 6nm.
Suporte dedicado a ARM pode ser um diferencial para a Lisuan
Apesar de não podermos ver os resultados do teste, o vídeo mostra que o benchmark parece rodar sem grandes dificuldades. Uma atenção maior a ARM, principalmente num momento em que a Microsoft começa a promover o Windows na plataforma, pode se mostrar um diferencial interessante para a Lisuan.

Atualmente, como ressalta o VideoCardz, AMD, NVIDIA e Intel não oferecem drivers dedicados a ARM para suas placas de vídeo dedicadas. Elas até podem ser usadas para renderizar jogos em sistemas com essa arquitetura, mas usando o driver básico do Windows, muito distante do que pode ser oferecido em performance com drivers dedicados a jogos.
Os testes da Lisuan podem estar mostrando um driver interno apenas, ou a empresa se prepara para ser a primeira com uma GPU dedicada melhor preparada para rodar jogos em ARM. No momento, usuários podem recorrer apenas a gráficos integrados, como nos processadores Snapdragon X, da Qualcomm.
Leia mais:
- Lisuan envia amostras das 7G100 para clientes, indicando atraso no roadmap da GPU chinesa
- GPU chinesa Lisuan 7G100 supera Arc A770 e se aproxima da RTX 2080 em teste de performance
- NVIDIA e ARM fecham parceria para levar NVLink Fusion aos chips Neoverse e turbinar Data Centers de IA
Se a marca chinesa não acelerar o projeto, no entanto, pode acabar chegando depois do chip N1X da NVIDIA, que pode trazer com eles drivers dedicados para GPUs Blackwell em CPUs ARM, uma vez que ele junta essas duas arquiteturas em um SoC.
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções