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Salto geracional

HDMI 2.2 é oficial: são 240 Hz em 4K e 60Hz em resoluções de até 16K

Nova especificação dobra a banda para 96 Gbps e adiciona suporte a 10K, 12K e 16K. Veja requisitos, formatos e impacto no hardware gamer.

HDMI 2.2 é oficial: são 240 Hz em 4K e 60Hz em resoluções de até 16K
Créditos: Reprodução/DALL-E

O HDMI Forum finalizou a especificação da versão 2.2 do padrão HDMI. A principal evolução está na duplicação da banda disponível, que salta de 48 Gbps (HDMI 2.1) para até 96 Gbps com o uso de cabos certificados “Ultra96”.

A atualização traz suporte a resoluções inéditas como 12K a 120 Hz e 16K a 60 Hz, além de permitir 4K a 240 Hz e 8K com 4:4:4 em 12-bit, sem compressão.

Tabela técnica de resolução, chroma e profundidade de cor

A nova especificação foi publicada com uma tabela detalhada de compatibilidade entre resolução, taxa de quadros, subsampling e profundidade de cor.

Veja abaixo os formatos suportados nativamente no HDMI 2.2, considerando uso pleno da banda:

Divulgação/HDMI Forum
Resolução / FPS8-bit10-bit12-bit16-bit*
4K 120 / 144 / 240RGB / 4:4:4 / 4:2:2 / 4:2:0RGB / 4:4:4 / 4:2:2 / 4:2:0RGB / 4:4:4 / 4:2:2 / 4:2:04:2:0
4K 480RGB / 4:4:4 / 4:2:2 / 4:2:0idemidem
5K 120 / 240RGB / 4:4:4 / 4:2:2 / 4:2:0idemidem4:2:0
8K 120 / 240RGB / 4:4:4 / 4:2:2 / 4:2:0idemidem
10K 60 / 120RGB / 4:4:4 / 4:2:2 / 4:2:0idemidem4:2:0 / –
12K 60 / 120RGB / 4:4:4 / 4:2:2 / 4:2:0idemidem
16K 60 (DSC)com compressão DSCcom compressão DSCcom compressão DSCcom DSC

Lembrando que 16-bit exige compressão DSC (Display Stream Compression 1.2a), com suporte parcial.

O que muda na prática?

O padrão HDMI 2.2 foi desenvolvido para atender às crescentes exigências em ambientes com altíssimas taxas de dados, como jogos em 4K+ com taxa de quadros acima de 144 Hz, renderização em tempo real, realidade estendida (XR) e setups com múltiplos monitores de alta resolução.

Divulgação/HDMI Forum

O novo Fixed Rate Link (FRL) otimizado sustenta essa transmissão de dados, e o padrão exige cabos Ultra96 HDMI, capazes de operar em 64, 80 ou 96 Gbps. Os cabos substituem os “Ultra High Speed HDMI”, limitados a 48 Gbps.

Ultra96: nova classificação de cabos e dispositivos

A nomenclatura “Ultra96” passa a identificar tanto os novos cabos quanto os produtos que suportam as três faixas superiores de banda:

  • 64 Gbps
  • 80 Gbps
  • 96 Gbps

Tal marcação facilita a compatibilidade entre dispositivos e evita gargalos de desempenho. Todos os cabos Ultra96 precisarão ser certificados por comprimento, com testes individuais por modelo e presença de selo de autenticidade. A construção também foi aprimorada para reduzir EMI (interferência eletromagnética).

LIP e melhorias em áudio e sincronização

Além das melhorias de throughput, o HDMI 2.2 introduz o Latency Indication Protocol (LIP), voltado à medição e transmissão precisa de dados de latência em cadeia de dispositivos. O objetivo é mitigar atrasos em configurações com múltiplos saltos, como em soundbars ou AVRs.

O padrão também mantém suporte aos recursos avançados anteriores:

  • eARC (Enhanced Audio Return Channel)
  • VRR (Variable Refresh Rate)
  • ALLM (Auto Low Latency Mode)
  • QFT / QMS (Quick Frame Transport / Quick Media Switching)
  • HDMI Cable Power, para cabos ativos energizados pela própria porta HDMI

GPUs e consoles devem adotar padrão nos próximos ciclos

A HDMI 2.2 já está disponível para fabricantes licenciados da versão 2.1. Apesar de ainda não haver dispositivos com suporte pleno no mercado, há rumores de que a próxima geração da AMD Radeon (RDNA 5 ou sucessores) implementará o padrão, com modelos variando entre 64 e 80 Gbps.

A expectativa do HDMI Forum é que a nova nomenclatura ajude a comunicar de forma mais clara os limites reais de banda suportada por cada dispositivo, evitando incompatibilidades sutis e gargalos de sinal em setups exigentes

Divulgação/HDMI Forum

Recursos de jogo no HDMI 2.2: ALLM, VRR, QFT e QMS explicados

Apesar de o HDMI 2.2 não introduzir novos recursos exclusivos para jogos além do já existente conjunto do HDMI 2.1b, ele preserva e sustenta com mais largura de banda os quatro pilares fundamentais da experiência gamer:

1. Auto Low-Latency Mode (ALLM)

O ALLM permite que o console, PC ou qualquer outra fonte sinalize à TV ou monitor para ativar automaticamente um modo de baixa latência, reduzindo atrasos de processamento.

Quando a aplicação deixa de exigir esse modo — por exemplo, ao trocar de um jogo para um filme — o dispositivo desativa o sinal e o display volta ao modo anterior.

É algo útil em games e outras utilizações, como videoconferências ou karaokê.

2. Quick Frame Transport (QFT)

O QFT atua sobre o tempo de transporte do quadro até a tela, acelerando a entrega dos dados entre a GPU e o display. Isso reduz o que se chama de display latency, ou seja, o tempo que decorre entre o quadro ser finalizado pela GPU e ser efetivamente exibido.

Ao enviar apenas os dados ativos, ele minimiza o tempo de pipeline HDMI, aumentando a resposta do sistema, algo crítico em jogos competitivos.

3. Variable Refresh Rate (VRR)

Já o VRR lida com a variabilidade do tempo de renderização da GPU. Ao invés de seguir uma taxa fixa de atualização, o monitor aguarda o próximo quadro ficar pronto.

Isso elimina artefatos como tearing e stutter, muito comuns quando o tempo de render não acompanha os ciclos fixos de atualização da tela. Funciona bem em jogos exigentes, onde a carga da cena pode variar drasticamente.

4. Quick Media Switching (QMS)

O QMS, por outro lado, é voltado ao entretenimento contínuo, eliminando as “telas pretas” que ocorrem quando o conteúdo muda de uma taxa de quadro para outra (por exemplo, de 24 fps para 60 fps). Como lida com conteúdos de taxa fixa, não deve ser combinado com ALLM ou VRR, que são otimizados para dinamicidade.

Em um setup moderno, consoles e placas de vídeo ajustam automaticamente a ativação desses modos, alternando entre combinações como VRR + QFT + ALLM para jogos e QMS sozinho para vídeos e streaming

Comparativo técnico: HDMI 2.2 vs. DisplayPort 2.1b

Largura de banda e cabos

  • HDMI 2.2 oferece até 96 Gbps, usando os novos cabos Ultra96 certificados
  • DisplayPort 2.1b, anunciado na CES 2025, opera com 80 Gbps via cabos ativos DP80LL, mantendo a taxa UHBR20 em comprimentos de até 3 metros

Resolução e taxa de atualização

  • Com HDMI 2.2, é possível obter 4K a 240/480 Hz, 8 K a 240 Hz, 10 K a 120 Hz, ou 12 K a 120 Hz, com ou sem compressão via DSC
  • DisplayPort 2.1b (via DSC) suporta 4K a até 480 Hz e 8K a 165 Hz, mantendo os 80 Gbps de fluxo por cabo estendido

Qualidade de imagem e compressão

  • HDMI 2.2 permite 4:4:4 sem compressão em 4K240 e 8K60, mantendo 10/12-bit
  • DisplayPort 2.1b, com UHBR20, permite 4K/480 Hz sem compressão e 8K/165 Hz via DSC, além de 4K/240 Hz sem usar DSC também

Comprimento dos cabos e flexibilidade

  • HDMI Ultra96 terá performance completa até cerca de 15 m (segundo padrões HDMI anteriores), mesmo em altas taxas por uso de cabos ativos/passivos certificados.
  • Já o DisplayPort 2.1b, com cabos DP80LL, mantém 80 Gbps por até 3 m, triplicando a distância suportada anteriormente.

Recursos gamer e compatibilidade

Ambos os padrões suportam:

  • VRR e ALLM
  • QFT para reduzir latência entre GPU e painel
  • QMS, embora o foco seja mais HDMI para streaming e videoconferência
  • DisplayPort ainda oferece MST (daisy-chain), compatibilidade nativa com G-SYNC e integração com USB‑C/USB4

Quando usar cada um?

CasoHDMI 2.2DisplayPort 2.1b
Home theater + consolesConector universal, HDMI CEC/eARC integradosEscassa compatibilidade integrada em TVs
Gaming de desktopÓtimo para 4K240, 8K60 setups AVPara acesso completo sem compressão até 4K/480Hz e setups multi-monitor com MST
Trabalhos profissionais/VRCompatível com resoluções extremasPermite cabos mais longos e conexões USB‑C integradas

Em outras palavras, o HDMI 2.2 preza pela maior largura de banda (96 Gbps) e pela padronização “Ultra96”, combinando bem com TVs, consoles e setups AV. Já o DisplayPort 2.1b segue como referência para jogadores de PC e profissionais exigentes, trazenda 80 Gbps com cabeamento ativo mais flexível, sem limitar resolução ou frequência.

A escolha depende do ecossistema: para PCs gamer de alta performance e múltiplos monitores, o DisplayPort 2.1b é superior, já para gamers casuais e sistemas de entretenimento integrados, HDMI 2.2 oferecerá maior acessibilidade e compatibilidade.

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O HDMI 2.2 marca uma virada estratégica no roadmap da conectividade multimídia, não somente por suportar resoluções altíssimas, como ainda introduzir um ecossistema mais transparente de cabos, nomenclaturas e capacidades reais.

Para entusiastas e profissionais que trabalham com monitores de alto desempenho, setups XR ou áudio multicanal sem compressão, o novo padrão redefine os limites, desde que o hardware e a infraestrutura estejam preparados para acompanhá-lo.

Fonte: HDMI Forum

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