Índice do Artigo

Sobra nada pro doméstico

Indo além das memórias, alta dos preços deve chegar a fontes e coolers também

Materiais usados na fabricação de fontes e coolers também estão subindo em valores

Imagem de fonte Cooler Master
Créditos: Cooler Master (editada)

A crise das memórias pode em breve se tornar a “crise do hardware” se a tendência da vez se confirmar para o mercado mundial de componentes. Informações vindas da China indicam que os coolers e as fontes serão os próximos produtos afetados com uma alta dos preços, que deve aparecer em breve para os consumidores.

O hype por IA gerou uma demanda exagerada por memórias que impactou imediatamente nos preços dos componentes. Agora, entretanto, outros materiais não finalizados começaram a ser afetados também, o que deve se refletir em ainda mais produtos ficando mais caros.

Noctua vai lançar primeiro cooler líquido AIO para o 2º trimestre de 2026
Divulgação/Noctua

A empresa chinesa Guangzhou Xinhong Zhengdian Electronic Technology emitiu um comunicado explicando que materiais como cobre, prata e estanho aumentaram muito de preço nos últimos meses, e agora essa pressão está aumentando os custos de produção de maneira considerável.

A companhia diz ainda que fornecedores dos materiais pararam de aceitar novos pedidos com os preços antigos em 6 de janeiro, então encomendas para este ano já devem ser mais caras.

Nova fonte de 2500W com selo da Cybenetics Platinum
Fonte: SilverStone

Aumentos de preços em coolers e fontes ainda é menor do que nas memórias

Apesar da informação partir de uma companhia, por enquanto, é de se esperar que outras fabricantes de componentes estejam na mesma situação – uma vez que estamos falando dos custos de materiais.

A empresa, entretanto, projeta aumentos bem menos expressivos do que o “boom” que vimos em memórias. Fontes devem ficar entre 6% e 10% mais caras, enquanto os heatsinks usados nos coolers provavelmente terão um aumento entre 6% e 8%.

Leia mais:

Não chega nem perto dos saltos na casa dos múltiplos que vimos nos preços de memórias no final de 2025, mas são ainda mais componentes para o PC deixando cada vez mais proibitivo fazer upgrades em 2026. Não só isso, agora que a demanda por IA está afetando também diferentes materiais, se a tendência continuar, devemos ver os aumentos ficarem mais expressivos e alcançar cada vez mais produtos ao longo do ano.

Via: NotebookCheck

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções