Índice do Artigo

Mudança de planos

JASM, filial da TSMC no Japão, pode incrementar sua segunda fábrica para produção em 4nm

TSMC considera expandir sua capacidade de produção de chips mais avançados em mais países

Imagem conceitual da JASM
Créditos: TSMC

A TSMC estaria considerando fazer um “upgrade” em sua segunda fábrica do Japão para produzir chips de 4nm no país. Atualmente a primeira JASM – como é conhecida a instalação da empresa em terras nipônicas – trabalha apenas com processos maduros, e sua expansão iria focar em chips de 6nm e 7nm.

A segunda fábrica JASM, também chamada de Fase 2 da Fab 23 da TSMC, teve sua construção iniciada no final de outubro. Agora, no entanto, a Nikkei Asia reporta que a construção foi aparentemente pausada, e que a TSMC teria notificado fornecedores de que não vai precisar de novos equipamentos no Japão ao longo de 2026.

Prédio da TSMC com operário passando na frente
Fonte: Reuters

O atraso pode ser indicativo da mudança de planos que o site reporta, para já montar a fábrica capaz de processos mais avançados. O Tom’s Hardware explica que, diferente de processos mais avançados, o maquinário para 4nm e 5nm é até próximo do que a empresa usa para fabricar em 6nm e 7nm, então a segunda JASM não precisaria passar por mudanças drásticas para o upgrade.

TSMC ainda não foca em 2nm no Japão

A primeira JASM, que já opera no Japão, fabrica chips em 40nm, 28nm, 22nm, 16nm e 12nm. São processos considerados maduros, ainda muito usados em componentes para eletrodomésticos, eletrônicos pequenos e carros. Os principais clientes da TSMC no país encomendam esses produtos, então por isso seu foco na expansão ainda não era em suas litografias mais avançadas.

No entanto, a empresa tem expandido sua capacidade para 3nm e 2nm em outras localidades, então parece que vai querer aproveitar suas instalações no Japão para não perder tanto o volume de produção em 4nm.

Leia mais:

Aparentemente a empresa não tem tantos clientes no país interessados em suas tecnologias mais novas, então seu foco de expansão para 2nm se mantém nos EUA – para evitar tarifas – e principalmente em Taiwan, sua terra natal.

Mas isso não significa que o Japão não vai ter fábricas de semicondutores capazes do processo mais avançado, uma vez que a empresa nacional Rapidus tem investido na tecnologia.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções