
A TSMC estaria considerando fazer um “upgrade” em sua segunda fábrica do Japão para produzir chips de 4nm no país. Atualmente a primeira JASM – como é conhecida a instalação da empresa em terras nipônicas – trabalha apenas com processos maduros, e sua expansão iria focar em chips de 6nm e 7nm.
A segunda fábrica JASM, também chamada de Fase 2 da Fab 23 da TSMC, teve sua construção iniciada no final de outubro. Agora, no entanto, a Nikkei Asia reporta que a construção foi aparentemente pausada, e que a TSMC teria notificado fornecedores de que não vai precisar de novos equipamentos no Japão ao longo de 2026.

O atraso pode ser indicativo da mudança de planos que o site reporta, para já montar a fábrica capaz de processos mais avançados. O Tom’s Hardware explica que, diferente de processos mais avançados, o maquinário para 4nm e 5nm é até próximo do que a empresa usa para fabricar em 6nm e 7nm, então a segunda JASM não precisaria passar por mudanças drásticas para o upgrade.
TSMC ainda não foca em 2nm no Japão
A primeira JASM, que já opera no Japão, fabrica chips em 40nm, 28nm, 22nm, 16nm e 12nm. São processos considerados maduros, ainda muito usados em componentes para eletrodomésticos, eletrônicos pequenos e carros. Os principais clientes da TSMC no país encomendam esses produtos, então por isso seu foco na expansão ainda não era em suas litografias mais avançadas.

No entanto, a empresa tem expandido sua capacidade para 3nm e 2nm em outras localidades, então parece que vai querer aproveitar suas instalações no Japão para não perder tanto o volume de produção em 4nm.
Leia mais:
- TSMC diz que demanda mundial de chips é três vezes maior do que a empresa pode produzir
- NVIDIA reserva capacidade crítica da TSMC e pode sufocar rivais na corrida por chips de IA
- Japonesa Rapidus vai iniciar a construção da sua fábrica para chips de 1,4nm em 2027
Aparentemente a empresa não tem tantos clientes no país interessados em suas tecnologias mais novas, então seu foco de expansão para 2nm se mantém nos EUA – para evitar tarifas – e principalmente em Taiwan, sua terra natal.
Mas isso não significa que o Japão não vai ter fábricas de semicondutores capazes do processo mais avançado, uma vez que a empresa nacional Rapidus tem investido na tecnologia.
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções