
Embora memórias RAM DDR5 ainda devam ser a opção mais usada entre consumidores pelos próximos anos, os novos modelos DDR6 devem começar a chegar já em 2027. Segundo uma reportagem da CTEE, diversas fabricantes estão colaborando para garantir que a tecnologia vai chegar o quanto antes ao segmento de servidores.
Entre as companhias que estão colaborando para tornar esse objetivo possível estão nomes como Samsung, Micron, SK Hynix, AMD, Intel e até mesmo a NVIDIA. A expectativa é que os novos módulos vão trabalhar com uma velocidade básica de 8800 MT/S, um aumento de 83% em relação à geração já disponível, que alcança os 4800 MT/s.

Além disso, as memórias DDR6 devem atingir velocidades máximas de até 17.600 MT/s, um incremento de 70% a 80% em relação aos módulos DDR5. A nova geração também deve testemunhar uma mudança em sua arquitetura, que vai passar a se basear na organização de canais 4×24-Bit.
Tecnologia DDR6 promete evoluções constantes nos próximos anos
Apesar de a estreia das memórias DDR6 ser esperada para algum momento de 2027, isso não significa que elas vão chegar mostrando todo o seu potencial. Conforme a tecnologia DDR5 bem demonstrou, deve levar alguns anos até que fabricantes consigam explorar todas as possibilidades que a tecnologia oferece, atingindo velocidades de operação maiores incrementos constantes.
As primeiras aplicações da nova solução devem ser em bancos de dados e em centrais responsáveis por lidar com tarefas que envolvem a inteligência artificial generativa. Um dos desafios para implementar da nova geração de componentes é o fato de que ela vai exigir o uso de um novo slot de conexão para evitar a perda de sinais.

No entanto, a expectativa da indústria é que esse não vai ser necessariamente um problema, e que as vantagens oferecidas pelo DDR6 vão acelerar a adoção de módulos CAMM2. No entanto, no que diz respeito ao mercado de consumidores, a novidade pode demorar um bom tempo para se consolidar.
O melhor exemplo nesse sentido é a maneira como as memórias DDR5 demoraram a se consolidar como a opção padrão do mercado. Embora a tecnologia tenha estreado em 2020, somente este ano que muitas fabricantes decidiram abandonar suas linhas de produção do DDR4, cujos pentes começaram a subir de preço devido à baixa nos estoques restantes.
Fonte: TechPowerUp, CTEE
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções