
A Micron está encerrando sua marca Crucial, a divisão da empresa que vende memória RAM e produtos de armazenamento diretamente para os consumidores. A empresa está mudando seu foco para o boom da Inteligência Artificial. Sim, a mesma situação que está fazendo o preço da memória disparar em todo o mundo.
E os consumidores estão, para usar um termo técnico, furioso.
No caso da Micron, trata-se de uma das “três grandes” empresas que fabricam a vasta maioria da memória do planeta. O que complica ainda mais a situação.

Durante uma entrevista recente ao Wccftech, um vice-presidente da Micron tentou minimizar a situação, explicando que a empresa ainda está tecnicamente fornecendo memória RAM e outros produtos de memória para os consumidores. E está fazendo isso ao vendê-los para fabricantes de PCs.
“Nosso ponto de vista é que estamos tentando ajudar os consumidores em todo o mundo”, disse Christopher Moore, vice-presidente de Marketing da Unidade de Negócios de Dispositivos Móveis e Clientes da Micron.
Tentando explicar

A ideia de que a Micron não abandonou completamente os consumidores, já que ainda fornece para pelo menos alguns fabricantes de PCs, foi algo que se ouviu durante a CES na semana passada. E essa ideia não convenceu, pois diversas empresas se recusaram a divulgar os preços de seus próximos produtos.
O medo é que o aumento dos preços da memória eliminasse suas margens de lucro antes do lançamento e, como resultado, as empresas teriam que realizar um aumento. Não sem motivo, muitos dos novos hardwares anunciados não vieram com previsão de preço para o lançamento.
Os clientes de data centers são os responsáveis pela disparada dos preços da RAM. Em suma, a rápida e massiva expansão da indústria de IA está consumindo a maior parte da oferta atual e projetada de chips. A boa e velha lei da oferta e da procura ainda está em vigor, e isso tem elevado consideravelmente os preços de notebooks e desktops.
Isso sem falar nos aumentos massivos nos preços (e escassez) de memória DDR5 para consumidores. Não sem motivo um modder criou módulos DDR5 de 32 GB a partir de memória de notebook e economizou uma boa grana.

Com o encerramento da marca Crucial, previsto para final de janeiro, a Micron encerra quase 30 anos de vendas para consumidores para montagem, reparo e upgrades de PCs. Basicamente, a empresa está seguindo o dinheiro.
O problema é que nenhuma das concorrentes da Micron — Samsung e SK Hynix — encerrou suas linhas de produtos de memória e armazenamento para o consumidor final.
Até quando?
Durante a CES, para a pergunta “O que vamos fazer em relação à crise de memória?” a resposta foi um grande e decepcionante encolher de ombros. Em seguida, perguntou-se se havia previsão para acabar. As estimativas variaram de 2027 a 2032, já que os data centers em desenvolvimento de hoje continuarão consumindo chips na próxima década.
Moore, da Micron, mostra-se um pouco mais otimista, citando uma nova fábrica da Micron que será concluída em 2027. Além disso, em poucos dias, a Micron planeja iniciar a construção de uma unidade em Nova York que será a maior fábrica de semicondutores dos EUA.
Porém, considerando que uma nova fábrica leva de três a quatro anos para ser construída e adaptada (na pior das hipóteses), ainda levará muito tempo até que a expansão da capacidade produtiva comece a aliviar a atual crise de oferta.

E isso, claro, se a bolha macroeconômica da IA não estourar. Se isso acontecer, então os preços devem baixar e outros problemas devem acontecer, porém, certamente, haverá um problema de maior oferta que demanda. O exato contrário do que acontece hoje.
Para alguns, o estouro da bolha de IA pode se tornar uma esperança.
Fonte: Wccftech.
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções