
A MSI está adicionando um novo recurso de segurança de energia chamado GPU Safeguard+ a algumas fontes de alimentação MPG selecionadas. O objetivo é detectar comportamentos anormais de carga nos cabos 12VHPWR e 12V-2×6 antes que eles se transformem em problemas com o conector ou o próprio cabo.
A preocupação com a área vem após relatos frequentes de problemas com os cabos 12VHPWR e 12V-2×6 em situações extremas. E um grande número de casos de adaptadores de energia queimados em placas RTX 50 estava relacionado ao conector com ponta amarela da empresa.
Como resultado, um pequeno mercado de acessórios surgiu em torno de soluções alternativas para cabos e adaptadores. Por sua vez, a MSI está adotando uma abordagem diferente, implementando mais monitoramento na fonte de alimentação e disponibilizando as informações por software.
Notícias Relacionadas:
- Gigabyte revela notebooks flagship AORUS Master 16 com Ryzen 9955HX3D e novos AERO X16 com Ryzen AI 400
- Notebook gamer da Lenovo estica a tela para o formato widescreen com a ativação de um botão
- ASUS anuncia GeForce RTX 5090 ProArt após NVIDIA liberar uso do PCB da Founders Edition
Monitoramento ao vivo

O GPU Safeguard+ monitora a corrente no conector 12V-2×6 em tempo real. Ele observa os seis fios de alimentação e busca desequilíbrios de corrente ou sobrecorrente instantânea. Em modelos compatíveis com duas saídas 12V-2×6, o monitoramento é executado em ambos os conectores.
Quando a fonte de alimentação detecta uma anomalia, o sistema entra em uma fase de alerta. Um sinal sonoro é acionado e o MSI Center pode exibir um alerta pop-up com o status do conector. O usuário tem três minutos para reduzir a carga ou interromper a condição.
Se o problema persistir, a MSI descreve uma etapa de proteção forçada que resulta em uma tela preta enquanto o sinal sonoro continua. Espera-se que o usuário desligue o PC e verifique se há problemas, como um plugue parcialmente encaixado.
MSI Center

O MSI Center também é usado para telemetria mais abrangente da fonte de alimentação. Ele exibe monitoramento em tempo real, alertas e registros, status da ventoinha e da fonte de alimentação, além de uma visualização do histórico de consumo de energia.
O GPU Safeguard+ está listado para a MPG Ai1600TS PCIE5 e a MPG Ai1300TS PCIE5. A MSI posiciona isso como uma proteção do lado da fonte de alimentação, em vez de monitoramento de energia do lado da GPU.

As fontes MAG A1200PLS PCIE5 e MAG A1000PLS PCIE5 vem com o GPU Safeguard, que possui suporte a cabos 12V-2×6 Single e menos opções de monitoramento.
A empresa também mostrou o MSI Center lidando com um layout de cabeamento duplo de 12V-2×6, que corresponde ao cabeamento usado por algumas placas de vídeo com dois conectores, como a GeForce RTX 5090 LIGHTNING da MSI.
Fonte: MSI.
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções