
A chinesa DZT’s Store está divulgando o mais novo modelo de notebook retrô “Pocket 386“, um modelo compacto feito para o público que deseja usar o Windows 95 para jogar títulos antigos ou ter uma experiência com o sistema operacional mais antigo.
O conjunto é produzido com um processador 386 SX de 40 MHz, 8MB de memória DRAM e uma placa VGA substituível. Ele tem um display IPS LCD de 7 polegadas com dimensões 16:9 e uma placa de som da Yamaha. Caso queira uma forma mais autêntica de usar o SO da Microsoft, também é possível alterar para a interface 4:3 através do menu OSD.

O Pocket 386 também tem portas PS/2 VGA, garantindo que você poderá usar um antigo mouse ou conectar o notebook retrô a um monitor CRT – caso prefira. Vale ressaltar que ele não tem trackpad ou um trackpoint, exigindo que o usuário use as setas do teclado para mover o cursor. O botão direito e esquerdo são substituídos por Shift+Up/Down.
De acordo com a fabricante, o modelo é realmente compacto e faz jus ao nome “Pocket 386”. Ele mede 21 x 12 x 3 cm – garantindo que o usuário poderá levá-lo na bolsa ou na mochila. No momento da compra, você pode pedir se deseja que ele siga com o Windows 3.11 ou se prefere que o notebook retrô vá com o Windows 95 GHO.

O preço sugerido do Pocket 386 é de $300 e ele pode ser adquirido nas cores preto ou transparente. Além das conexões PS/2 VGA, ele também tem um conector Lpt, um adaptador serial TTL-RS232 e um carregador de 12-volt. Sua RAM, bateria e placa de som tem acesso facilitado no hardware – caso decida fazer upgrades ou troca.
Veja mais:
- Windows 95 completa 28 anos e mantém seu legado vivo
- Speedrunner completa 1ª fase de Doom 2 em quatro segundos
- Retrocon 2024 acontece em agosto em São Paulo

Os jogos no notebook retrô
Como dissemos acima, um dos focos da experiência de adquirir o notebook retrô com Windows 95 é ter diversos jogos de forma nativa habilitados para rodar nele. O canal RetroTV1 Tech testou alguns nele, mostrando em seu canal como é jogar Doom, Wolfenstein 3D, Commander Keen 4: Secret of the Oracle e Test Drive 3 nele.
Óbvio que atualmente temos Raspberry Pi, mini PCs retrô e até mesmo portáteis que são capazes de reproduzir os mesmos títulos – e por um preço mais acessível. Ainda assim, o modelo foi fabricado para entregar exatamente como era a experiência de uma época – algo que muitos desejam fazer ou apenas para ter exposto em sua coleção.
Fonte: Tom’s Hardware
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções