
A próxima geração das memórias HBM pode incluir núcleos de GPU diretamente integrados no die, indica uma reportagem da Coreia do Sul. Empresas como NVIDIA e Meta estariam trabalhando com Samsung e SK hynix na criação de novos módulos de memória com os componentes gráficos para acelerar ainda mais sua capacidade de transmissão de dados.
Componentes HBM empilham módulos DRAM sobre um die de base. O HBM4 inclui um controlador que vai ajudar na distribuição de dados para aumentar a banda e eficiência de cada componente. A ideia seria ter núcleos de GPU em conjunto nesse die, para um salto considerável na capacidade de transmissão de dados.
A ideia é uma solução comum no hardware: diminui a distância que os dados precisam se movimentar ajuda em sua performance. Além disso, o design poderia ajudar a economizar energia também.
As dificuldades encontradas no momento, de acordo com a reportagem, são a área limitada do die em memórias HBM, limitações na entrega de energia para os núcleos de GPU integrados e, como não poderia deixar de ser, o resfriamento. A performance extra oferecida pela GPU vem com o preço do aquecimento do componente.
Empresas buscam no HBM uma resposta para fome da IA por memória
Não é surpresa que o estudo de novas soluções para o HBM, ainda mais envolvendo a NVIDIA, seja uma resposta à crescente demanda da IA por memória. Kim Joung-Ho, professor da universidade KAIST, em Seoul, está envolvido no projeto e declarou que “a velocidade de transição tecnológica em que o limite entre a memória e os semicondutores do sistema entra em colapso para o avanço de IA vai acelerar.”
O engenheiro declara que empresas domésticas – como Samsung e SK hyinx – precisam expandir seus ecossistemas para além das memórias indo para o segmento lógico, envolvendo GPUs, para se anteciparem ao mercado de próxima geração das memórias HBM.
Leia mias:
- SK hynix diz que é a primeira a completar HBM4 e está pronta para produção em massa
- YMTC e CXMT teriam feito parceria para acelerar criação de memórias HBM na China
- Samsung teria aumentando o preço de suas memórias em 60% por causa da escassez
Tanto NVIDIA como AMD já mostraram que vão incorporar cada vez mais memória com seus aceleradores, e o aumento constante da capacidade precisa vir acompanhado de um aumento da banda e transferência de dados para se manter praticável. É interessante lembrar que há também empresas buscando soluções fora do HBM por completo.
Fonte: ET News
Via: TechPowerUp
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções