Índice do Artigo

Por uma semana!

Overclocker alemão bate recorde mundial ao levar DDR5 a incríveis 13.322 MT/s

No ritmo atual da quebra de recordes, é possível que ele não fique com a coroa por muito tempo.

Overclocker alemão bate recorde mundial ao levar DDR5 a incríveis 13.322 MT/s
Créditos: SkatterBencher


Um usuário já alcançou um novo recorde mundial de overclock de memória DDR5. A cada semana, a coisa fica mais insana e quebrar recordes mundiais de velocidade de memória nunca foi tão rápido.

Desta vez, o usuário que alcançou a nova maior velocidade foi o overclocker alemão “CENS”, que levou a coroa (por hora). Para tanto, ele usou uma configuração composta pelo processador Intel Core Ultra 9 285K instalado na placa-mãe ASUS ROG Maximus Z890 APEX e o módulo de memória G.Skill Trident Z5 de 24 GB DDR5.

Créditos: HWBoot.

A maioria dos recordes mundiais anteriores foi alcançada usando a placa-mãe GIGABYTE Z890 AORUS Tachyon ICE (disponível por R$6.605,91 na Amazon), mas a Z890 APEX (disponível por R$4.538,60 na Amazon) não fica atrás. A placa-mãe ajudou CENS a atingir a impressionante marca de 6661,4 MHz (ou 13.322,8 MT/s).

Trata-se de um aumento de quase 100 MHz na velocidade anterior de 6.576,8MHz que noticiamos. Portanto, a diferença entre a segunda e a terceira maior velocidade de DDR5, como visto no ranking do HWBot, é ainda maior.

Notícias Relacionadas:

Validação do resultado

Créditos: CPU-Z.

A frequência da memória também foi validada no CPU-Z, confirmando que não houve alteração na latência em comparação com os recordes mundiais anteriores. Portanto, temos o mesmo CL68-127-127-127-2, mas com uma velocidade de memória maior.

Junto com a notícia do recorde, foi compartilhada uma foto de sua configuração, que utiliza resfriamento com nitrogênio líquido tanto para a CPU quanto para a memória.

Com essa velocidade para novos recordes, alguns esperam um resultado de 13.500 MT/s muito em breve, e não parece impossível alcançar 14.000 MT/s num futuro próximo. As placas-mãe estão ficando melhores, assim como os módulos de memória.

Além disso, considerando que em breve haverá CPUs Intel Core Ultra Refresh mais rápidas com um controlador de memória melhor, e também chips de memória SK Hynix mais recentes, atingir 14.000 MT/s não deverá ser tão difícil.

Com o aumento recente das memórias, porém, o desafio para alguns usuários será obter um novo módulo para si. Além disso, não são só as memórias que os usuários têm levado ao limite, com um overclocker utilizando um freezer portátil para levar uma RTX 5050 a 3,5 GHz.

Fonte: @skatterbencher.

*A venda dos produtos indicados nesta página pode gerar comissão para o Adrenaline.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções