
A empresa chinesa Lisuan tem chamado a atenção ao longo do segundo semestre pela proximidade do lançamento de sua série 7G100 de placas de vídeo, feitas com tecnologias domésticas. Agora aparentemente as GPUs já estão sendo distribuídas aos seus compradores, marando disponibilidade comercial para as primeiras placas do tipo feitas em 6nm na China.
A série G100 de placas da Lisuan compreende a 7G106 para o PC e a 7G105 para uso profissional. O foco das notícias que têm cruzado o mundo e aparecido por aqui tem sido nas GPUs para uso em casa, com a promessa de uma performance comparável à RTX 4060.

Pode não ser algo impressionante em tempos de RTX 50, mas para um primeiro lançamento do tipo feito com a arquitetura TrueGPU, concebida e fabricada na China, analistas estão otimistas com o futuro dos componentes.
A Lisuan 7G106 conta com 12GB de memória GDDR6 em um bus de 192-bit, enquanto a 7G105 leva a capacidade para 24GB, implementando também tecnologias comuns de proteção para uso empresaria, como ECC.
Lisuan 7G106 pode ser compatível com Windows em ARM
Algo que pode se provar um diferencial interessante para a placa chinesa é seu possível suporte a Windows em ARM, descoberto quando começaram a circular na internet testes da GPU no 3DMark na plataforma.

Conforme a Microsoft investe em notebooks baseados em ARM através de sua parceria com a Qualcomm, o avanço do sistema operacional na arquitetura pode acabar se provando vantajoso para a Lisuan, que talvez seja a primeira fabricante a oferecer uma GPU doméstica otimizada para esse tipo de build.
Devemos ver mais testes das placas em breve
A boa notícia para quem está interessado nas primeiras placas de vídeo de 6nm da China é que a disponibilidade comercial dos produtos deve resultar em mais testes de terceiros circulando pela internet em breve.
Leia mais:
- Lisuan envia amostras das 7G100 para clientes, indicando atraso no roadmap da GPU chinesa
- GPU chinesa Lisuan 7G100 supera Arc A770 e se aproxima da RTX 2080 em teste de performance
- China pode fazer o maior investimento público em chips da história: US$ 70 bilhões
Com um pouco de sorte devemos logo ver até publicações dos lados de cá do globo conseguindo colocar as mãos em alguns dos modelos da Lisuan para avaliar o potencial da competição chinesa na área de GPUs.
Via: Tom’s Hardware
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções