
Os altíssimos preços atualmente cobrados em memórias devem continuar subindo no ano que vem, sem previsão de melhorias em 2027 e com a possibilidade entrar até em 2028 sem estabilizar. A informação vem de fontes do WCCFTech, que estimam que a falta de componentes no segmento não será resolvida tão cedo.
O mercado de memórias atualmente se encontra numa situação inédita, em que a altíssima demanda causada pelos investimentos em IA tem causado escassez de componentes e inflado seus preços em níveis jamais vistos. Um simples módulo de 16GB de memória DDR5 já aparece por valores acima dos R$ 900, e a situação ainda vai piorar.
A previsão é que 2026 seja o ano de pico dos valores, que afetam memórias DRAM do tipo DDR4 e DDR5, e também módulos NAND usados em SSDs e soluções de armazenamento. A escassez deve seguir até o final de 2027, então os preços devem começar a se normalizar no período, possivelmente chegando em 2028 ainda inflados.
O PCPartPicker organizou gráficos que mostram bem os aumentos de preços de memórias de 2024 para cá:

Empresas começam a se pronunciar sobre escassez de memórias
Nas últimas semanas temos visto impactos mais drásticos da escassez no mercado de memórias. O que mais chamou a atenção foi a Micron, que surpreendeu com o fim de sua marca Crucial de produtos de memória para consumidores. A linha estava prestes a completar 30 anos e foi completamente descontinuada.
A Transcend também falou do assunto, alertando aos seus consumidores que não tem recebido suas encomendas de memórias NAND desde outubro, com suas fornecedoras Samsung e Sandisk constantemente adiando as remessas.

A TeamGroup também se pronunciou sobre o assunto, destacando que todos os seus produtos de memória estão enfrentando “escassez generalizada”. A empresa, no entanto, diz que espera que o “desequilíbrio” entre suprimento e demanda dure “pelo menos” até a primeira metade de 2026.
Leia mais:
- AMD aumenta o preço de GPUs Radeon RX 9000 e novo ajuste deve acontecer em janeiro
- NVIDIA não venderá mais GPU com memórias?
- Preço de memórias NAND para empresas subiu até 60% em novembro
É uma previsão que parece mais otimista do que as fontes do WCCFTech, mas a companhia não faz apostas que as coisas devem melhorar no segundo semestre, apenas espera que continuarão assim, no mínimo, pelos próximos seis meses.
*A venda dos produtos indicados nesta página pode gerar comissão para o Adrenaline.
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções