Índice do Artigo

Não vai melhorar

RAM DDR4 desaparece das lojas e produção já custa mais caro do que DDR5

Tendência na inversão de preços continua, com módulos DDR4 se tornando cada vez mais raros

Imagem de uma memória DDR4 da Micron
Créditos: Micron

A tendência nos aumentos de preços para módulos DDR4 parece continuar avançando conforme 2025 se aproxima do fim. Enquanto isso, conforme a tecnologia DDR5 amadurece, seus valores diminuem, criando a inusitada situação em que memórias mais antigas e mais lentas custam mais caro do que módulos mais recentes e melhores.

Há meses se observa essa tendência, principalmente com as principais fabricantes de memórias do mundo encerrando suas produções de módulos DDR4. O grande interesse em aproveitar o hype da IA pressionou as companhias a liberarem sua capacidade de fabricação para módulos HBM e DDR5 o quanto antes.

Atualize logo! Memórias DDR4 estão chegando ao fim e preços devem subir
Unsplash

É possível que essa “pressa” resultou em diminuir a fabricação de DDR4 enquanto o público ainda não estava pronto para a transição. O resultado são valores crescentes para os componentes.

O Digitimes, no entanto, reporta um pouco de estabilidade nos aumentos de memórias DDR4. Depois de guinadas vertiginosas em seus valores, kits de 16GB (2 x 8GB) subiram “apenas” 7% em agosto, levando o preço médio a US$ 9,17 por componente. DDR5, por sua vez, continuou a cair, reduzindo em 3% para US$ 5,99 por chip. Agora a diferença entre as gerações é de quase 50%.

Preços de DDR4 devem continuar a aumentar

Apesar de uma estabilização na crescente dos preços em DDR4, quem busca pelos kits da geração passada não devia ficar muito esperançoso, segundo analistas de mercado.

Imagem de divulgação de chips DDR4 da CXMT
Fonte: CXMT

Leia mais:

Conforme os estoques voltarem a acabar, os valores devem subir, impulsionados pelos custos de fabricação que já estão aumentando. A capacidade limitada das fabricantes tem resultado em valores maiores nas encomendas, que devem crescer no último trimestre de 2025.

Com fabricantes até na China – como a CXMT – antecipando o fim de suas produções de DDR4, o segmento DIY de PCs domésticos fica cada vez mais sem escolha para fazer um upgrade na memória.

Via: Tom’s Hardware

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções