
Na última segunda-feira (15), começaram a circular rumores de que, como uma forma de aumentar lucros, a Samsung estaria disposta a sair do mercado de SSDs SATA para consumidores comuns. Fontes do canal Moore’s Law is Dead afirmaram que, com isso, a empresa sul-coreana podia colaborar para aumentar ainda mais o preço de componentes — o que resultaria em margens de lucro maiores para ela.
No entanto, a própria companhia veio a público para afirmar que esses relatos não são baseados na realidade. Em um comunicado enviado ao site WCCFTech, a companhia afirmou que não está se afastando desse mercado, tampouco deixando de produzir qualquer SSD de suas diversas linhas.

No entanto, isso não quer dizer necessariamente que os consumidores não devem testemunhar novos aumentos de preço. A Samsung, bem como suas principais concorrentes, está encarando uma demanda sem precedentes por componentes — resultado de grandes investimentos em bancos de dados, principalmente naqueles ligados à inteligência artificial generativa.
Samsung não vai seguir caminho da Micron
O relato sobre suposta retirada da Samsung do mercado de SSDs SATA ganhou força porque não seria algo inédito no momento atual da indústria. No começo de dezembro, a Micron revelou que não vai mais vender os produtos da linha Crucial, voltada para consumidores domésticos.
Na época, ela afirmou que tomou a decisão como consequência das pressões exercidas por clientes corporativos do segmento de IA. Assim, a corporação preferiu direcionar toda a sua produção para esse segmento lucrativo, ao mesmo tempo em que deixou os consumidores com uma opção a menos.

A Samsung tem um papel importante no setor de SSDs, por ser uma das maiores fabricantes de memórias NAND do mundo. Assim, qualquer decisão de cessar suas linhas para consumidores pode trazer efeitos imediatos para o público em geral — incluindo grandes aumentos de preços.
Mesmo com a empresa sul-coreana se mantendo no mercado, quem deseja aprimorar os componentes de seu computador deve correr — ou ter bastante paciência. A tendência é que os aumentos de preços continuem pelo menos nos dois próximos anos, afetando inclusive o segmento de HDDs.
Fonte: PC Gamer
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções