
Masayoshi Son, fundador e chefe da SoftBank, estaria planejando a criação de um parque industrial no Arizona, Estados Unidos, com um investimento total de US$ 1 trilhão. Para isso, ele buscaria uma parceria com a TSMC e incentivos fiscais do atual governo dos EUA.
A ideia ainda não é oficial, mas vem de fontes próximas ao executivo, de acordo com a Bloomberg. A ideia do projeto da SoftBank seria a criação de um complexo nos moldes do que já existe em Shenzhen, na China, com o objetivo de atrair manufatura de IA e robótica avançada para a terra do Tio Sam.
Os boatos não explicam por enquanto qual seria o envolvimento da TSMC nesses planos. A empresa já planeja investimentos pesados nos EUA, e justamente no Arizona começou recentemente a produção em massa de chips de uma de suas primeiras fábricas. Também não temos informações se a TSMC teria interesse, de fato, nessa parceria.

SoftBank busca mais parcerias para seu projeto
Ainda de acordo com as fontes da Bloomberg, o projeto teria codinome Project Crystal Land, e Son estaria buscando ativamente mais parcerias para tornar sua ambição realidade.
A ideia não é investir todo esse dinheiro sozinho ou com a TSMC, mas conquistar um número suficiente de empresas interessadas para que o complexo finalizado tenha um valor investido próximo do US$ 1 trilhão.
Entre as empresas cortejadas estaria também a Samsung que, assim como a TSMC e a própria SoftBank, não quis comentar oficialmente sobre o assunto.

Além de gigantes da tecnologia, a empresa japonesa também estaria organizando uma lista de startups que tiveram investimento da própria SoftBank para talvez criar instalações no Project Crystal Lands. São empresas como a Agile Robots SE, com foco em robótica e tecnologias de automação.
Project Crystal Land deve envolver administração Trump
Para tornar sua visão uma realidade, o fundador da SoftBank estaria negociando com representantes do governo atual dos Estados Unidos. As fontes da Bloomberg chegam a mencionar que aconteceram reuniões com o secretário do comércio da administração Trump, Howard Lutnick.
Notícias relacionadas:
- Japonesa Softbank compra britânica Graphcore, especializada em hardware para IA
- TSMC pode fabricar chips de IA para a Softbank no lugar da Intel
- TSMC inicia construção de uma terceira fábrica de chips nos EUA
Son trabalha com a possibilidade de cortes em impostos para companhias construindo instalações de robótica em seu complexo e até mesmo subsídios – investimento direto do governo.
O chefe da SoftBank é conhecido por suas apostas bilionárias e pelo seu interesse em estabelecer um legado para seu nome no ramo de IA. Agora é ver se um projeto que supera a barreira do trilhão de dólares vai conseguir se tornar realidade.
Via: SCMP
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções