Índice do Artigo

Todos os caminhos levam a ela

TSMC já sabe quem vai ser o grande vencedor da guerra de chips para IA

A TSMC está confiante de que vai ter um papel importante independentemente de qual companhia ganhar mais mercado

TSMC já sabe quem vai ser o grande vencedor da guerra de chips para IA
Créditos: Divulgação/TSMC

Embora empresas como Intel, NVIDIA, Huawei, AMD e diversas outras estejam brigando para dominar o mercado de chips de inteligência artificial (IA), a Taiwan Semicondutor Manufacturing Company (TSMC) sabe que vai ser a verdadeira vencedora. Em uma reunião com acionistas, a empresa reconheceu que domina o setor de fundições e não há como fabricantes escaparem de seus serviços.

Não julgamos quem vai vencer, porque no final todos eles vão vir até nós”, afirmou o CEO e presidente da companhia, Wei Zhejia — também conhecido como C. C. Wei. Segundo ele, a empresa fornece as melhores soluções para a produção de GPUS e sistemas ASICs, entre outras soluções, efetivamente “dominando o mercado”.

TSMC já sabe quem vai ser o grande vencedor da guerra de chips para IA
Foto: Divulgação/TSMC

Entre os principais clientes da TSMC está a NVIDIA, que depende de suas estruturas para produzir chips das linhas Hopper e Blackwell. Além de ter algumas das maiores fábricas especializadas em semicondutores do mundo, a empresa também avança rapidamente no desenvolvimento de novas litografias.

Enquanto os pedidos por sua solução de 2 nanômetros continuam em alta, a companhia já está se preparando para entregar uma tecnologia de 1,4 nanômetro. A litografia conhecida como A14 promete melhorias significativas em relação à sua antecessora — e pode ficar pronta para produção em massa já em 2028.

TSMC não se preocupa muito com guerra tarifária

Segundo C. C. Wei, embora a guerra tarifária entre Estados Unidos e China deva afetar seus negócios, isso não é algo que gera muita preocupação no momento atual. O CEO afirmou que, apesar das incertezas que a situação causa, a demanda por seus chips de IA continua superando sua capacidade produtiva.

TSMC já sabe quem vai ser o grande vencedor da guerra de chips para IA
Foto: Divulgação/TSMC

Ao mesmo tempo, o executivo reforçou que seu foco atual está em aumentar sua capacidade produtiva. Ele observa que, enquanto não é preciso lidar mais com as restrições resultantes da pandemia da COVID-19, ainda é necessário se esforçar para corresponder aos pedidos de seus parceiros.

Para isso, a TSMC está trabalhando na expansão de suas linhas de produção no Arizona, bem como novas empreitadas em locais como os Emirados Árabes Unidos. No entanto, a posição da companhia como uma aliada estratégica do governo dos Estados Unidos pode fazer com que alguns de seus planos sejam barrados.

Fonte: PC Gamer, Taiwan Economic Daily

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções