
Anunciado no começo de novembro deste ano, a nova versão da Steam Machine chamou a atenção de algumas pessoas por não adotar o padrão de conexão HDMI 2.1. Enquanto a princípio a Valve não mencionou por que seguiu o padrão mais antigo, o 2.0, esta semana a empresa esclareceu a situação.
Segundo a companhia, enquanto o nome HDMI 2.0 vai aparecer no console, ele na prática traz o que é necessário para dar suporte ao padrão mais novo. Com isso, o aparelho vai poder fornecer imagens de resolução até 4K com 120 Hz, bem como ao HDR e ao FreeSync. No entanto, uma disputa impede a implementação completa da tecnologia.
As limitações da nova Steam Machine são resultantes de um desacordo entre a Valve e o HDMI Forum, que estabelece os padrões que conexões do tipo devem seguir. O grupo simplesmente não permite uma implementação opensource da versão 2.1, o que significa que o driver AMD usado pelo SteamOS não pode implementar completamente alguns de seus recursos.
Valve está tentando resolver a situação da Steam Machine
Ao Ars Technica, a Valve explicou que esse é o principal motivo pelo qual, embora tecnicamente traga recursos do HDMI 2.1, a nova Steam Machine não pode usar a nomenclatura, tampouco todas as suas funções. A companhia também afirmou que está tentando buscas meios de lidar com a disputa — enquanto isso não acontece, a única forma que ela tem de validar as funções mais modernas é usando drivers customizados no Windows, em vez de diretamente pelo SteamOS.

Apesar de conseguir “estender” alguns recursos do HDMI 2.0, o novo hardware também acaba sendo limitado pelas restrições atuais. A versão implementada no aparelho, por exemplo, não é capaz de usar taxas de quadro variáveis (VRR), o que deve limitar seu uso em algumas televisões com suporte à tecnologia.
Esse conflito de drivers e licenciamento é algo relativamente comum na indústria e também afeta algumas GPUs da Intel. Conforme explica o site VideoCardz, muitas das placas Arc de terceiros oferecem HDMI 2.1 através de conversores fabricados pela RealTek, que fazem a “tradução” de sinais DisplayPort.

A situação envolvendo o Steam Machine é a amostra mais recente de como o HDMI Forum possui grande controle sobre a tecnologia e pode limitar seu uso em plataformas “alternativas”, como o Linux. Enquanto isso não deve prejudicar muito o dispositivo, a situação não é muito favorável a consumidores que desejam aproveitar ao máximo os recursos que seus televisores oferecem.
Fonte: VideoCardz, Ars Technica
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções