
A Dell revelou algo que muitos sabiam, mas não queriam falar: os consumidores não estão comprando PCs com foco em recursos de Inteligência Artificial no momento. E isso é mais um banho de água fria na Microsoft, que viu o market share do Windows 11 cair mesmo após o fim do suporte ao Windows 10.
A “revelação” foi feita em uma entrevista à PC Gamer antes da CES, onde a Dell deixou claro que seus produtos de 2026 não priorizam exclusivamente a IA e que a empresa está indo além da ideia de ter PCs com IA como prioridade. Ao contrário da Microsoft, que tem exagerado em como força o Copilot para os usuários de Windows.

“Estamos muito focados em entregar os recursos de IA de um dispositivo — na verdade, tudo o que estamos anunciando tem uma NPU integrada — mas o que aprendemos ao longo deste ano, especialmente da perspectiva do consumidor, é que eles não estão comprando com base na IA“, admitiu Kevin Terwilliger, chefe de produto da Dell.
E ele ainda acrescentou “Na verdade, acho que a IA provavelmente os confunde mais do que os ajuda a entender um resultado específico.”
Notícias Relacionadas:
- NVIDIA BlueField-4 impulsiona uma nova classe de infraestrutura de armazenamento nativa para IA
- Project Motoko: Razer revela headset com IA e câmeras em primeira pessoa
- Notebook gamer da Lenovo estica a tela para o formato widescreen com a ativação de um botão
Honestidade bem-vinda

É uma admissão surpreendentemente honesta de uma das maiores parceiras da Microsoft no mercado de PCs. Ainda mais considerando que a gigante do software continua a investir em recursos de IA para o Windows e a tentar convencer os consumidores a comprar PCs com o Copilot Plus.
A Dell foi uma das parceiras da Microsoft no lançamento inicial do Copilot Plus PC em 2024, adicionando os chips Snapdragon X Elite da Qualcomm às suas populares linhas de laptops XPS 13 e Inspiron.
Inclusive, a empresa chegou a adicionar os chips Cloud AI da Qualcomm aos seus laptops de ponta no ano passado, aprimorando o desempenho de IA para os modelos locais.
O detalhe é que a maior parte dos benefícios dos PCs Copilot Plus vem da melhoria na duração da bateria e no desempenho dos chips Snapdragon X Elite da Qualcomm. E não necessariamente dos recursos de IA.
A Microsoft até enfrentou dificuldades para lançar o Recall, seu principal recurso de IA, para os PCs Copilot Plus. O recurso controverso acabou sendo lançado quase um ano depois do previsto, devido a atrasos causados por preocupações levantadas por especialistas em segurança.
E, como já destacado no início da matéria, a empresa parece passar por dificuldades para ganhar adesão.
Fonte: PC Gamer.
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções