Índice do Artigo

Acelerador de mesa

Novo dispositivo de IA da Razer traz chip Wormhole n150 da Tenstorrent em formato compacto

Razer aposta em RISC-V para seu primeiro acelerador de IA, compatível com qualquer sistema via Thunderbolt 4 e 5 ou USB 4

Razer foca na portabilidade com seu novo acelerador para IA
Créditos: Razer

A Razer apresentou nesta semana seu novo acelerador para IA, feito em parceria com a Tenstorrent. O produto usa o processador Wormhole n150 da empresa, baseado em RISC-V, para oferecer portabilidade e modularidade em diferentes sistemas.

As companhias destacam principalmente a praticidade do uso de seu novo acelerador, que precisa apenas de uma porta USB 4 ou Thunderbolt 4 ou 5 para funcionar. Assim, ele pode ser facilmente conectado a um PC ou notebook para oferecer processamento IA profissional para o trabalho.

Acelerador para IA da Razer com a Tenstorrent
Fonte: Razer

“Desenvolvedores de IA precisam de poder, flexibilidade e mobilidade – e essa colaboração entrega os três”, declarou Travis Furst, da Razer. “Nossa parceria com a Tenstorrent combina a tecnologia de ponta deles para aceleração de IA com a expertise da Razer em engenharia de alta performance e design para cases externos.”

O executivo da empresa conhecida pelos seus periféricos cheios de RGB para gamers ressalta o foco cada vez mais direcionado para inteligência artificial: “juntos, estamos avançando o desenvolvimento para IA de borda como parte da visão mais ampla da Razer para IA – trazer computação portátil e sem comprometimentos para desenvolvedores”.

Novo acelerador para IA da Razer promete escalabilidade simples

A Razer e a Tenstorrent ainda não oferecem números de performance para seu novo acelerador, mas já revelam uma função interessante. O dispositivo pode ser ligado em cadeia para escalar com facilidade seu desempenho.

Acelerador se conecta por USB 4 ou Thunderbolt
Fonte: Razer

Até quatro aceleradores podem ser ligados para trabalhar em conjunto, aumentando seu poder de processamento para modelos mais avançados de IA. Uma vez que temos processadores Wormhole n150 baseados em RISC-V, desenvolvimento open-source é outro foco para o novo produto também.

Leia mais:

“Um dispositivo que qualquer pessoa pode ligar em seu notebook libera a próxima geração de desenvolvedores criando em nossa plataforma aberta”, declarou Christine Blizzard, executiva da Tenstorrent. “Nosso objetivo é tornar IA mais acessível e confiamos na Razer para entregar produtos que os desenvolvedores amam.”

As empresas não revelam neste momento preço ou disponibilidade para o dispositivo, mas afirmam que vão divulgar em breve.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções