
Após passar anos usando praticamente todo o conteúdo da internet para treinar seus sistemas, a OpenAI está sendo ameaçada de um processo por empresas como a Square Enix e a Bandai Namco. Através da Associação de Distribuição de Conteúdo no Exterior (CODA), as companhias exigem que a empresa pare de usar suas propriedades intelectuais para produzir vídeos do sistema Sora 2.
Além das duas desenvolvedoras, o grupo também representa nomes como Kadokawa (dona da From Software) e a Cygames, entre outras. Elas afirmam que, caso os conteúdos que violam seus direitos autorais não sejam removidos, vão tomar as medidas legais necessárias contra a corporação de Sam Altman.
O aviso extrajudicial não chega a ser chocante, especialmente dado as notícias que envolvem o Sora 2 desde seu lançamento. Logo que isso aconteceu, a plataforma da OpenAI começou a ser inundada de vídeos curtos que trazem reproduções fieis de séries como Pokémon e várias propriedades da Nintendo.
Associação japonesa não está nada feliz com a OpenAI
Fundada em 2002, a Associação de Distribuição de Conteúdo no Exterior tem como principal objetivo impedir a pirataria de filmes, músicas, animações e programas televisivos criados no Japão. Ironicamente, apesar de nomes como Square Enix, Kadokawa e Bandai Namco fazerem parte dela, a Nintendo não é um de seus membros.

Segundo a CODA, a presença de personagens conhecidos no Sora 2 só é possível porque o sistema se baseia no treinamento feito a partir de propriedades intelectuais protegidas. “A CODA considera que o ato de replicação durante o processo de aprendizado por máquina pode constituir violações de direitos autorais”, afirmou o grupo em um comunicado.
A organização também afirmou que, sob as leis japonesas, a maneira como o sistema da OpenAI opera representa uma violação dos direitos de autores. No sistema de criação de vídeos por inteligência artificial generativa, donos de marcas e personagens devem agir ativamente para que esses conteúdos não possam ser usados.

Assim que os vídeos de Pokémon começaram a se espalhar pela plataforma, Altman se disse chocado pela presença deles — algo que, aparentemente, somente ele considerava inesperado. Ele também prometeu dar a marcas e empresas um maior controle sobre o uso de suas propriedades, bem como controles adicionais que não estão disponíveis para usuários comuns.
Fonte: Game Developer
- Categorias
 
	Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções