Índice do Artigo

Tô fora!

Chefe de IA da Intel deixa a empresa após 7 meses e vai para a OpenAI

Notícia pode reacender temor de que os investimentos do Governo Americano não foram o suficiente para salvar o time azul.

Chefe de IA da Intel deixa a empresa após 7 meses e vai para a OpenAI
Créditos: Intel.

O diretor de tecnologia (CTO) e chefe de IA da Intel, Sachin Katti, deixou a gigante azul e se juntou à OpenAI. A notícia foi dada pela Reuters. Na nova empresa, Katti assumirá a responsabilidade de desenvolver a infraestrutura de computação. Enquanto isso, Lip Bu-Tan assumirá o cargo de chefe de IA e Tecnologias Avançadas na Intel.

Desde a nomeação de Lip Bu-Tan como CEO da Intel em março, ele tem se empenhado em mudanças drásticas. Para tanto, reduziu a força de trabalho em dezenas de milhares de pessoas e buscou o apoio do governo Trump.

E ele tem se esforçado para reposicionar a Intel como uma empresa de design e fabricação de chips, além de uma produtora de silício.

Notícias Relacionadas:

Boas-vindas

A OpenAI, ao menos por hora, não divulgou um comunicado oficial. Porém, o presidente Greg Brockman afirmou no /X que Katti assumirá o planejamento e a construção da infraestrutura de computação da OpenAI. Ele deve ajudar a expandir o backend da OpenAI para impulsionar os serviços futuros.

Katti foi transferido do grupo de Redes e Edge da Intel na época para assumir o cargo de CTO e Diretor de IA, mas apenas sete meses depois, ele está partindo para novos horizontes na área de IA.

Créditos: Intel.

Na semana passada, o subordinado direto dele na Intel, Saurabh Kulkarni, deixou o cargo de vice-presidente de gerenciamento de produtos de IA para data centers na Intel. E rumores sugerem que Kulkarni irá para a AMD.

Katti está assumindo um grande desafio com o novo cargo na OpenAI. São centenas de bilhões em infraestrutura prometidos, com ele chegando no momento de um dos maiores lançamentos de hardware e investimentos financeiros que o mundo já viu.

Ele supervisionará alguns dos maiores projetos já concebidos, e os desafios para encontrar dinheiro, chips, energia e água para gerenciá-los estão longe de ser triviais. Ainda mais que, mesmo no Vale do Silício, as empresas não estão imunes a ficarem sem luz.

Onda de Má Sorte

Perder um cargo tão importante neste momento é ruim para a imagem da Intel. Ainda mais que, apesar da recente aquisição de parte da empresa pelo Governo Americano, ela não está muito bem, tendo atingido a mínima histórica dos últimos 16 anos no valor de suas ações.

A empresa tem lutado para se manter relevante no mercado de CPUs para consumidores e data centers por várias gerações de hardware. Embora ter o governo dos EUA entre seus acionistas lhe dê um apoio considerável, sua identidade no novo mundo da IA ainda não está clara.

Suas NPUs são capazes, mas não excepcionais, e a empresa ainda não garantiu um grande cliente para seus chips de ponta.

Fonte: Reuters.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções